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quinta-feira, 12 de março de 2009

Guia geral de arruaceiros

1.Descrição de arruaceiros


O Arruaceiro

Tudo é justo no amor e na guerra. Arruaceiros parecem levar esse lema bem a sério. Ser imprevisível é uma das qualidades mais marcantes de sua personalidade. Os Arruaceiros conseguem causar danos absurdos sem levar, sequer um arranhão.

Gatunos levando suas habilidades de malandro para um nível mais alto. Essa é uma das melhores definições para os Arruaceiros, que têm orgulho em serem mestres na arte da intimidação. Como qualquer meliante, eles podem desmontar as armaduras de seu oponente num piscar de olhos e ainda causar grande dano. Com diversas novas habilidades, os Arruaceiros certamente são uma ótima opção de evolução para aqueles que querem se especializar nas artes obscuras do combate homem a homem. Fanáticos por PVP vão adorar esta classe.

Dicas para Grupo:

- Use Apunhalar sempre que possível.

- A Rajada de Flechas é um dos golpes mais importantes para os Arruaceiros. Tenha certeza de que ele vai salvar sua vida várias vezes.

- Apesar do Arruaceiro ser um personagem muito perigoso para seus inimigos, ele também tem um lado artístico. Você pode conferir suas habilidades de grafiteiro usando uma das habilidades mais legais do jogo, a "Grafite".

029Arruaceiro.jpg picture by Vili_Lug


2. Construção de personagens


Primeiramente você deve saber o que quer fazer com seu Arruaceiro. Abaixo segue as builds mais comuns:


2.1 Arruaceiros PvM (Player vs Monsters ou Jogador vs Monstros)

Existem pelo menos três builds para PvM:

Arruaceiro de Mãos Leves: um personagem que usa adagas e prioriza Agi/For/Des. Geralmente é usado para PVM, tendo variações/misturas com outros tipos de build. O importante nesse personagem é a velocidade de ataque para influenciar na habilidade "Mãos Leves".

Arruaceiro de Plágio: um personagem versátil, podendo usar tanto adagas como arcos. Usa a habilidade plágio geralmente em nível 5 para copiar habilidades como "Combo Triplo" e "Cura". Para mais informações sobre a Habilidade Plágio, suas regras e excessões, visite meu guia sobre plágio.

Arruaceiro de Pichar: a real face do Arruaceiro. Usa habilidades que não tem grande valia em up ou mesmo em GdE, tendo apenas efeitos visuais ou para o próprio arruaceiro. Se sua intensão é levar o nome "arruaceiro" a sério, essa é sua build! :D A habilidade mais interessante com certeza é a "Grafite", que permite que você "piche" no chão uma frase com uma quantidade de caracteres limitada por tempo também limitado.


2.2 Arruaceiro GdE (Guerra do Emperium)

Existem pelo menos duas builds para a Guerra do Emperium:

Arruaceiro Apunhalador: usuário da habilidade "Apunhalar", geralmente usa uma espada de uma mão para deferir o golpe. Causa um bom dano, principalmente em classes frágeis como Bruxos e Caçadores. O grande porém da habilidade é que ela tem que ser usada sempre nas costas do adversário, o que dificulta um pouco o uso. Mas você ainda pode ficar "dançando" para poder utilizá-la.
Nota do autor: A build Apunhalador pode ser mesclada com alguma build de PvM ou mesmo com a de Desequipar.

Arruaceiro de Desequipar: o famoso "divester". Geralmente é um arruaceiro que usa arco e tem como principal objetivo desequipar outros personagens durante o período de guerra ou ainda no PvP. É muito requisitado em grandes clã e podem fazer grande diferença na conquista de castelos. Com esse personagem é possível desequipar 4 equipamentos do adversário: Capacete/Elmo, Escudo, Armadura e Arma.

http://media.strategywiki.org/images/d/d4/Female_Rogue_(Ragnarok_Online).png


2.3 Sugestões para iniciantes

Quando começamos a jogar Ragnarok, geralmente "experimentamos" cada classe. Quando se escolhe o Arruaceiro (parabéns! ótima escolha! ^_^), geralmente é para "roubar" mais itens. Então, sugiro que siga uma build para PvM, como a de Mãos Leves.

Um bom planejamento com calculadoras de builds sempre é bem vindo. Posso usar minha principal build PvM como exemplo. Demorei TRÊS MESES para chegar a um resultado que fosse satisfatório. e ainda hoje eu a altero, sendo que recentemente consegui fechá-la no nível 98 e sem equipamento algum, deixando o personagem independente de qualquer status que seja proveniente de equipamentos.


2.3.1 Sugestões de Atributos para Builds "Comuns"

Novamente lembrando: Essas são sugestões para INICIANTES na classe Arruaceiro. Os valores aqui não devem ser tomados como padrão ou como verdade absoluta, é apenas uma base para que você consiga montar sua build por si só. Caso tenha dúvidas, procure por um forum especializado como o da Level UP! Games, do ROEmpire, ROCard ou Doddler.
Citarei apenas duas builds, uma para PvM com algumas sugestões e outra para GdE. Colocarei o CONCEITO de uma terceira build não muito comum nos servidores do bRO, mas que já vi em outros servidores, uma build de Arco com Plágio.

http://img.ragnarokonline.com/Library/Skill/rogue_plagiarism.gif

Arruaceiro de Mãos Leves:
É também chamado de "Ganker" (porque a habilidade "Mãos Leves" em inglês é "Gank"). Por ter como função principal furtar automaticamente o mais rápido possível, o dano que se aplica no monstro não deve ser extremo, mas sim mediano. O que permite que ele derrote o monstro rapidamente e ainda furte rapidamente é a Velocidade de Ataque (ASPD) e a quantidade de destreza que o personagem possui.

Valores de Atributos Aproximados (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 80~90
Agi: 100~110
Vit: 10~40 (varia com a "mistura" que vai fazer com outra build)
Int: 6
Des: 50~70
Sor: 1

Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1

Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 10
Afanar - Nível 4
Túnel de Fuga - Nível 2
Apunhalar - Nível 4
Ataque Surpresa - Nível 5
Rapto - Nível 5

Sobram 19 pontos que podem ser usados em:
- Plágio
- Perícia com Espada
- Fazer a build da Habilidade Grafiti


Arruaceiro de Desequipar:
É também chamado de "Divester" ou "Stripper" (porque as habilidades "Desequipar" em inglês são chamadas "Divest" no iRO e "Strip" no euRO). É um personagem complicado de treinar, mas que tem ótimo desempenho em PvP e GdE. Sua principal função NÃO É DERROTAR, mas sim desequipar outros jogadores e facilitar a vida dos bruxos e monges. Geralmente é um Arruaceiro de Arco, pois as habilidades "Desequipar" depende do atributo DESTREZA do usuário e do alvo para funcionar. Lembrando que ela tem uma chance MÍNIMA de 15% para a habilidade funcionar.

Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Arco (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 8~30
Agi: 70~80
Vit: 40~80
Int: 24~30
Des: 90~110
Sor: 1

Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Adaga (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 60~80
Agi: 60~80
Vit: 40~60
Int: 24~30
Des: 70~90
Sor: 1

Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1

Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 4
Afanar - Nível 2
Desequipar Capacete - Nível 5
Desequipar Escudo - Nível 5
Desequipar Armadura - Nível 5
Desequipar Arma - Nível 5

Sobram 21 pontos para distribuir entre as outras habilidades. Nesta build não posso sugerir onde colocar, pois não sei se o Arruaceiro será de arco ou de adaga. Siga a build conforme a arma que você está usando para treinar.

Arruaceiro Plágio de Arco:
Uma build que conheci através de um amigo e que só vi no bRO apenas 1 vez como ARRUACEIRO. Essa build é bem comum entre os Desordeiros, mas isso já é outro caso. A finalidade da habilidade é upar rapidamente utilizando várias habilidades plageadas. É UMA BUILD QUE DEVE SER MUITO BEM PLANEJADA, pois vai envolver altos custos enquanto gatuno (Com arcos carteados, por exemplo). Geralmente depende ou de um CHAPÉU DE PINTINHO (veja mais na parte de Equipamentos) ou de uma carta Sorrateiro. O nível 10 da habilidade "Ataque Duplo" dos Gatunos é extremamente necessária nessa build. Existem algumas builds possíveis, mas a que mais me chamou a atenção foi:

Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Plágio com Arco (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 8
Agi: 18
Vit: 7
Int: 102
Des: 110
Sor: 1

Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1

Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 4
Afanar - Nível 4
Túnel de Fuga - Nível 2
Apunhalar - Nível 4
Ataque Surpresa - Nível 5
Rapto - Nível 5
Plágio - Nível 10
Olhos de Águia - Nível 10

Sobram 5 pontos.

Com essa build acima pode-se treinar com várias habilidades copiadas, mas cada qual em um local expecífico. Os locais são limitados, mas uma das habilidades mais impressionantes é a "Armadilha Extenuante" dos Caçadores. Elas dão mais dano conforme a quantidade de monstros que passam simultaneamente por ela aumente. Não é uma coisa fácil de se fazer, ainda mais com as limitações da habilidade plágio, mas não deixa de ser uma opção.

3 Equipamentos e Cartas

Em Ragnarok Online, um dos maiores desafios é o de se equipar. Não com equipamentos simples, os vendidos em NPC, mas com sets de cartas que podem melhorar (e muito) o desempenho do personagem no jogo. Isso sem contar os Equipamentos Refinados além do limite de segurança (ou Over, como é mais comum serem chamados) e com slot extra (também chamado de slotado). Para conhecer mais sobre "Over", "Slotados" e Armas Elementais, sugiro pesquisar os guias no Fórum da Level UP! Games.

Abaixo citarei algumas das armas, equipamento e cartas essenciais para a sobrevivência do seu personagem em Rune Midgard.

Topo


3.1 Equipamentos

Os equipamentos são divididos em:

- Capacete (Topo)
- Capacete (Meio)
- Capacete (Baixo)
- Armadura
- Arma
- Escudo
- Manto
- Calçado
- Acessório 1
- Acessório 2

Cada um deles pode ser usado para melhorar a performance do seu personagem equipando itens muito valiosos.


3.1.1 Capacetes

O Capacete (ou Hat do inglês "Chapéu") é o único equipamento que, ao ser usado, altera o visual do seu personagem. Existe uma infinidade de capacetes que os arruaceiros podem usar, mas neste instante vou comentar os principais e mais comuns que podem ser equipados. Citarei os mais comuns e não levarei em consideração os sets.

Barrete[1]: +3 DEF, 1 Slot, Peso 30 - Equipa apenas no topo.
A versão sem slot é muito usada quando não se tem muitos equipamentos e/ou zeny. Ajuda bastante no início.

Chapéu Chinês: +1 AGI, +3 DEF, Peso 30 - Equipa apenas no topo.
É um chapéu comum, muito procurado no início do bRO, mas que foi sucateado e esquecido com a chegada dos ROPs. Ajuda no início da jornada, mas vai ser facilmente esquecido com o decorrer do tempo.

Bandana Pirata: +1 FOR, +3 DEF, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
O meu hat preferido. É mais um item que foi sucateado, mas que está em recuperação. Em atualizações futuras, será possível "slotar" o item com o sistema de slots implantado em Rachel.

Chifres Pontudos e Chifres Pontudos[1]: +6 DEF, Peso 100, Nível Mínimo de uso 50 - Equipa apenas no topo.
É um item muito interessante, pois tem uma defesa alta, equipa apenas no topo e ainda pode ser slotado pelo sistema de slots (as chances são baixas, cerca de 10% e o custo é alto).

Faixa de Caratê: +2 FOR, +1 DEF, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
É o preferido dos jogadores que gostam e/ou precisam de mais força no personagem.

Maçã de Guilherme Tell: +3 DES, Peso 20, Nível Mínimo de uso: 30 - Equipa apenas no topo.
É o preferido dos jogadores que gostam e/ou precisam de mais destresa no personagem. Possivelmente Arruaceiros de arco permanecerão com ele por um bom tempo.

Faixa Fantasma: +2 AGI, Adiciona resistência a ataques do Elemento Fantasma em 10%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
Outro hat sucateado com a chegada dos ROPs.

Asas de Anjo: +1AGI, +1SOR, +3MDEF, +2DEF, Diminui dano recebido de monstros do tipo Demônio em 3%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
Um hat muito procurado por ser item obrigatório para alguns outros hats como Elmo Angelical e Orelhas de Anjo. É muito difícil de encontrá-lo e certamente é um símbolo de status.

Asas de Demônio: +1FOR, +2MDEF, +3DEF, Diminui dano recebido de monstros do tipo Anjo em 3%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
A versão "sombria" das asas de anjo. Fica com um visual bem legal, mas não é tão caro pois não é usado para fazer outros hats a não ser as Asas Malígnas.

Elmo Angelical: +1AGI, +1SOR, +3MDEF, +5DEF, Peso 160, Nível Mínimo para uso 74. - Equipa no topo.
Um bom hat para se obter uma boa defesa.

Orelha de Anjo / Asas Malígnas: +1FOR, +1DEF, Peso 10, Nível Mínimo de uso 70 - Equipa apenas no centro.
Tem um ótimo visual e ajuda a fechar os atributos de força.

Máscara da ópera: +2 DEF, peso 20 - Equipa no centro/baixo
Sou suspeito pra falar dessa máscara, pois é minha preferida. Ajuda na defesa e o visual não é um dos piores.

Máscara do Senhor das Trevas[1]: +2FOR, +1DEF, 1Slot, Peso 200, Nível Mínimo de uso 50 - Equipa apenas no topo/centro. Disponível por ROPs
Um ótimo hat. É possível fazer um combo com as cartas cãibra e tarou (citarei seu efeito na seção de cartas).

Chapéu de Pintinho: +2 SOR, +50 HP, +50 SP, Diminui dano recebido de monstros do tipo Humanóide e Bruto em 3%, Não pode ser refinado, Permite o uso da Habilidade "Ataque Duplo" Nível 2. Quando se tem a Habilidade "Ataque Duplo" em nível 3 ou maior, ele será usado, Equipa apenas no topo, Disponível por ROPs.
A opção para Gatunos/Arruaceiros de arco que não podem/querem largar mão de ver os ataques duplos a distância. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny. Ajuda bastante no up com arco e certamente é uma ótima aquisição.
Nota do autor: Como está escrito na descrição desse hat, pode-se utilizar a habilidade "Ataque Duplo" em nível 10 para quem possui a habilidade maximizada. Em outras palavras: Ataque Duplo 10 com arco, espada, machado, maça... com qualquer arma equipável em Arruaceiros.

Hélices 2.0: +2 AGI, +1 DES, +10 Esquiva, Diminui o tempo de conjuração conforme o número de refinamentos - Equipa apenas no Topo, Disponível por ROPs.
Certamente é um dos melhores Hats que estão disponíveis via ROPs. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny. Seus atributos ajudam bastante no up inicial e pode ser usado praticamente até o nível 99.

Chapéu da Flor do Luar: +1 DES, +3 DEF, Peso 20 - Equipa no Topo/Centro. Enquanto estiver atacando tem a chance de usar a Habilidade "Aumentar Agilidade" no nível 1 no usuário.
Esse é um ótimo hat que estava disponível a algum tempo via Aquisição de Créditos. Com a chegada das Hélices 2.0 foi deixado meio que de lado, mas ainda é uma ótima opção por usar Agi Up constantemente. Quando a Esquiva já estiver satisfatória, pode ser utilizado para aumentar a velocidade de locomoção.


3.1.2 Armaduras

As armaduras são equipamentos que auxiliam na defesa e, principalmente, melhoram o rendimento do treino com algumas cartas expecíficas. Este equipamento não altera seu visual, mas pode ser decisivo nos períodos de GdE ou mesmo a receber menos dano daquele MVP Overpower (tradução: "Forte demais"). Citarei os mais comuns e não levarei em consideração os sets de equipamentos.

Gibão[1]: +1 DEF, Peso 10.
Quem disse que aquela carta Picky ou mesmo aquela carta Besouro Ladrão não tinha utilidade? Depois de ter uma esquiva satisfatória, você pode usar um Gibão[1] com essas cartas para ajudar a fechar os atributos do seu personagem.

Túnica[1]: +3 DEF, Peso 30.
Ótima escolha para quem tem um Super Aprendiz ou um Eterno Aprendiz e gosta de deixar os equipamentos viáveis para todos os personagens.

Traje de Gatuno e Traje de Gatuno[1]: +1 AGI, +6 DEF, Peso 10.
Simplesmente a escolha perfeita, porém um tanto quanto cara para iniciantes. O maior atrativo é o peso e, como foi feita para Gatunos e suas evoluções, logicamente tem +1 de Agilidade. Ótima pra quem gosta de carregar poções extras.

Indumentária Ninja e Indumentária Ninja[1]: +1 AGI, +7 DEF, +3MDEF, Peso 100.
Outra ótima armadura para Gatunos e Evoluções. Os grandes poréns: É mais pesada; Não pode ser comprado em NPCs; Só pode ser slotado pelo sistema implementado em Rachel. Costuma ser mais cara que o Traje de Gatuno, mas é uma opção melhor para aqueles que curtem a GdE. Também é boa para quem gasta bastante sp, pois faz combo com o Cinto de Shinobi (citarei efeito na parte de Acessórios)

Paletó[1]: +5 DEF, Peso 30.
Outra armadura muito versátil. Ótima escolha para quem vai dividir equipamentos com outros personagens e não tem Super Aprendiz ou Eterno Aprendiz. A vantagem é que pode ser facilmente vendido depois que você comprar o seu Traje de Gatuno ou a Indumentária Ninja.


3.1.3 Armas

Aqui está o segredo de todo Arruaceiro: saber que armas usar. O bom andamento de seu treino vai depender diretamente de suas armas. Com armas melhores, seu treinamento será mais fácil. Citarei aqui de forma detalhada todos os equipamentos possíveis e de grande utilidade tanto para arruaceiros de arco como os de adaga.

Como minha especialidade é Arruaceiro de Adaga, iniciarei por elas. Vale a pena lembrar que citarei os equipamentos mais usados, por isso caso não veja uma Adaga da Fortuna aqui, não é mera coincidência.

3 1.3.1 Adagas

Damascus[2] e Damascus Elemental: Arma nível 3, +118 ATQ, Peso - Nível Mínimo de uso 24.
Quando se trata de Adagas, a Damascus é a melhor no quesito ELEMENTAL (para saber mais sobre como fazer suas armas elementais, acesse o guia do Full Metal Alchemist no forum da Level Up! Games - Guia para Pure Forgers - por FMA. Por ser a adaga que pode ser forjada de ataque mais alto acaba se tornando a escolha óbvia. Já para carteados ela não é tão eficiente por possuir 2 slots.

Gladius[3]: Arma nível 3, +105 ATQ, Peso - Nível Mínimo de uso 24.
Uma ótima opção para quem necessita de uma adaga carteada. Ela pode ter um ataque inferior a da Damascus[2], mas só pelo fato de poder usar uma carta a mais, já dá larga vantagem quando se analisa o dano final que ela tem diante de sua concorrente.

Main Gauche[4]: Arma nível 1, +45 ATQ, Peso - Nivel Mínimo de uso 3
Quem disse que uma Main Gauche[4] não serviria para Arruaceiros? Essa adaga devidamente carteada é a melhor opção para infringir status negativos nos adversários. Nesse caso, SEMPRE USE CARTAS IGUAIS. Se quiser causar maldição, use 4 cartas Magnólia. Se quiser causar cegueira, use 4 cartas Familiar. NUNCA MISTURE CARTAS DE STATUS. O efeito demora mais a aparecer.

Rondel e Rondel [1]: Arma nível 4, +80/+70 ATQ respectivamente, Peso 60, Infringe maior dano quando a Defesa do oponente for elevada. Quanto maior a defesa, maior será o dano causado - Nível Mínimo de uso 36
Sem dúvidas é a mãe das adagas. Essa adaga possibilita o treino em locais antes frequentados apenas por Mercenários Criticos e Monges OI. Como a ASPD de um usuário de adagas geralmente é elevada, o dano por segundo em MAPAS ESPECÍFICOS é muito bom. Mas ela ainda não dispensa o uso de uma boa adaga carteada.

Adaga Sagrada: Arma nível 4, ATQ +120, Peso 80, elemento Sagrado - Nível Mínimo de uso 55 - Disponível por ROPs
Cansou de ter que voltar ao pvp e suplicar a um Sacerdote que mande um aspersio em você? Carta Druída Maligno está muito caro? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Tá, chega né? Bem, com essa adaga é possivel ir a locais onde só era possivel frequentar em conjunto com um sacerdote. Tudo bem que o seu dano não será tão alto quanto com uma Gladius[3] carteada com aspersio, mas ainda sim terá a vantagem de dano elemental sagrado.

Ginnungagap e Ginnungagap[1]: Arma nível 4, +120 ATQ, Peso 70, elemento Sombrio - Nível Mínimo de uso 70
Seu set de Damascus Elementais está completo? Então essa é mais uma aquisição. Ela é ótima contra monstros sagrados (principalmente em Geffenia, contra Anjo Fajuto) e tem o mesmo ataque que uma damascus. Aproveite, com essa adaga ainda é possível fazer a Missão (quest em inglês) do Selo de Mjolnir. Acesse a lista de missões clicando aqui

Faca de Combate: Arma nível 4, ATQ +80, Peso 40, Ignora defesa de monstros do tipo Homanoide; infringe +10% de dano em monstros humanoides, reduz em +10% danos de monstros Humanóides. Nivel Mínimo de uso 36
Sinceramente não sei até quanto essa adaga é melhor que uma Gladius [3] carteada. Talvez o fator de ignorar defesa de monstros humanoides seja um fator decisivo para o uso dessa adaga.

Bazerald: Arma nível 4, ATQ +70, Peso 50, +5 INT, +10 MATK, Nivel Mínimo de uso 36
Plagiadores com 99 de int, esta é sua adaga! Não é boa para ataques físicos, mas é ótima para quem quer treinar com magias ou vai usar plágio de habilidades que dependem muito de sp / dano mágico.


3.1.3.2 Arcos

Gakkung[2]: Arma nível 3, +100 ATQ, Peso, Nível Mínimo de uso 33
Ótima opção para quem vai ser arruaceiro de arco. Não há muito o que dizer, a não ser que permite um ótimo ataque.

Arbaleste[2]: Arma nível 3, +90 ATQ, +2 DES, Peso, Nível Mínimo de uso 33
Geralmente é a opção que recomendo para quem quer fechar a build com esses 2 pontos de Destreza e assim economizar alguns pontos para outro atributo. Quando fechada a Destreza, não fica devendo nada para um Gakkung[2].

Nota do autor: Quando se usa arcos, é importante saber que flechas usar. Três tipos de flechas são vendidas em NPC's: Prata, Fogo e Normal. Caso necessite de flechas de outros elementos, você será obrigado a recorrer a um Arqueiro/Caçador/Bardo/Odalisca que tenha a Habilidade "Fabricar Flechas".
Nota do autor 2: Para minimizar o peso das flechas, recomendo fazer Aljaves (são feitas em Payon, próximo ao Refinador de Equipamentos). Elas diminuem bastante o peso das flechas e permite que carregue muito mais, permitindo assim maior autonomia de treino.


3.1.3.3 Espadas

Sim! Alguns arruaceiros usam espadas! Elas são usadas por Apunhaladores e, em 95% dos casos, apenas na hora do Apunhalar, sendo trocada por uma Gladius[3] ou outra adaga específica no momento do "mano-a-mano". Mas que fique ciente: Caso vá usar uma espada para upar com ataques básicos (apenas clicando no monstro e administrando a esquiva/poção) seu ASPD vai cair pelo menos 2 pontos dependendo sua build.

Haedonggum[2] ou Elemental: Arma nível 3, +3 INT, +120 ATQ, Peso 90, Nível Mínimo de uso 27
É a "Damascus" da classe de espadas. A vantagem real é explicada abaixo, juntamente com a próxima espada.

Sabre[3]: Arma nível 3, +115 ATQ, Peso 100, Nível Mínimo de uso 27
Ao meu ver a única espada viável para treino com Arruaceiros. A grande vantagem das espadas é que em monstros médios tem 100% de dano e em grandes 75%. Caso queira aproveitar o Ataque Duplo, utilize um Chapéu de Pintinho.


31.4 Escudos

Um grande aliado para o Arruaceiro. Geralmente é utilizado para comportar uma carta de redução de dano (que, geralmente é racial) em 30%. Tudo bem que Arruaceiros tem esquiva alta, mas não é 100% garantida. Nesses casos, a diminuição do dano ajuda na sobrevivência do nosso intrépido personagem. Novamente não irei comentar os sets de equipamentos.

Vembrassa[1]: +3 DEF, Peso 30
Opção mais versátil, porém com defesa baixa. Ajuda quando se tem um outro personagem que não pode equipar uma Broquel[1].

Broquel[1]: +4 DEF, Peso 60
A opção ideal. Tem uma ótima defesa e serve para mais alguns personagens como Monge, Sacerdotes e classes corpo-a-corpo em geral.


3.1.5 Mantos

Aqui pode estar a solução para grandes problemas de treino inicial. Os mantos em Ragnarok Online são peças muito importantes pois são elas que comportam cartas importantíssimas e que influenciam diretamente o treino dos personagens, podendo facilitar e muito na decisão de ir para um local um pouco mais "perigoso" para seu personagem. Conseqüentemente seu personagem conseguirá evoluir mais rapidamente quando devidamente equipado.

Capuz [1]: +1 DEF, Peso 20
Opção mais versátil, assim como a Vembrassa para os escudos. Sempre é boa para cartas mais simples e sua DEFESA é baixa. Geralmente é usada para se conseguir um over +9.

Sobrepeliz[1]: +2 DEF, Peso 40
É mais utilizada que o Capuz[1]. Ainda não é a melhor opção em questão de DEFESA, mas é a melhor para revenda.

Manteau[1]: +4 DEF, Peso 60
Certamente a melhor opção quando se trata de DEFESA porém é mais cara e mais pesada que um Sobrepeliz[1]. Arruaceiros de arco podem sentir a diferença de peso.

Capa Velha: +10MDEF, +1 DEF, Peso 50
Quando se está em periodos de GdE, o maior dano que um personagem recebe certamente é Mágico. A Capa Velha auxilia na Defesa Mágica, permitindo que o seu personagem sobreviva por mais tempo debaixo de uma Nevasca, Ira de Thor ou Chuva de Meteoros. Esse item não é slotado, portanto cuidado, você vai perder um bônus importante de alguma carta.

3.1.6 Calçados

Os calçados são, assim como os mantos, um item diferencial no treino. Geralmente é possível conseguir pontos adicionais de AGILIDADE ou FORÇA, HP/SP e mais DEFESA, é claro.

Sandálias[1]: +1 DEF, Peso 20
Opção mais versátil, assim como a Vembrassa[1] para os escudos e o Capuz[1] para os mantos. Sempre é boa para cartas mais simples e sua DEFESA é baixa. Geralmente é usada para se conseguir um over +9.

Sapatos[1]: +2 DEF, Peso 40
Eles são como se fosse um Sobrepeliz[1] para os mantos. Não há muito o que comentar. Também é mais fácil de revender.

Botas[1]: +4 DEF, Peso 60
Novamente comparando a um manto, é como se fosse um Manteau. Vale lembrar que Arruaceiros de arco podem sentir a diferença do peso.

3.1.7 Acessórios

Mais do que Souvenirs, os acessórios são suportes para cartas importantes ou somarem atributos ao personagem, permitindo fechar builds e melhorando ainda mais o treino dos personagem. Excepcionalmente irei comentar sobre UM item que faz combo com uma armadura e que pode ser de grande valia para grande parte dos Arruaceiros.

Presilha[1]: +10 SP, Peso 5
Versatilidade é o nome desse acessório. Serve em qualquer personagem, mas qualquer MESMO. Pode ser revendido facilmente e é muito comum encontrá-lo em Prontera já com as cartas mais conhecidas. Certamente é um dos itens que vale a pena ter no inventário.

Rosa do Nilo[1]: +10 HP, Peso 10
Idêntica à Presilha[1], mas pode ser conseguida via missão (quest). Geralmente é um pouco mais barata que a Presilha[1] na hora de revender.

Cinto[1]: Peso 120, Nível Mínimo de uso 25
Uma versão pobre de acessório, pois pode é vendido em um NPC da Loja de Armas em Prontera. É mais pesado e tem restrição de nível.

Cinto de Shinobi: +1 FOR, +1 AGI, +1MDEF, Peso 30, Quando equipado juntamente com uma Indumentária Ninja ou Indumentária Ninja[1] +300 HP e habilidades consomem 20% a menos de SP, Nível Mínimo de uso 30.
Você gosta de usar a habilidade Afanar? Depende do Ataque Surpresa para derrotar mobs? Seu SP desce como um copo de refrigerante gelado num calor de 39º? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Nossa! não acredito que fiz isso de novo! Mal-Humor. Voltando ao que interessa: esse acessório não possui slot, mas ela já adiciona atributos. Muitos jogadores falam muito bem desse combo e se dão ao luxo de utilizar muito mais habilidades. Certamente é uma ótima aquisição para qualquer tipo de Arruaceiro, seja pelo HP extra, seja pelos Atributos extras ou mesmo pela economia de SP.

Anel: +2 FOR, Peso 10, Nível Mínimo de uso 20
Na falta de uma Presilha[1] ou uma Rosa do Nilo[1], o Anel cumpre bem a função de fechar o atributo FORÇA. Não é pesado, mas ainda tem uma pequena restrição de nível, nada que vá fazer muita diferença.

Anel[1]: +1 FOR, Peso 10, Nível Mínimo de uso 90
Esse Anel slotado é muito comum para conseguir fechar a build final. É muito complicado conseguir um, pois só é derrubado de monstros fortes como Inccubus, Succubus e alguns MVP. Pode ser encontrado em Prontera a altos preços. Vá reservando seu zeny, Sr. Arruaceiro de adagas, pois esse vai ser necessário.

Broche: +2 AGI, Peso 10, Nível Mínimo de uso 20
A versão de Agilidade do Anel. Como AGILIDADE não é um atributo que se fecha com valores redondos serve apenas para aumentar um pouco mais a Esquiva e tentar arredondar a ASPD.

Broche[1]: +1 AGI, Peso 10, Nível Mínimo de uso 90
O Broche slotado certamente é muito mais barato que o Anel, mas cumpre praticamente a mesma função. Com um bom planejamento é possível fugir do Anel[1] e utilizar esse acessório com uma carta que ajude a fechar outros atributos.

Luvas: +2 DES, Peso 10, Nível Mínimo de uso 20
Um ótimo acessório para os Arruaceiros de Arco. Ajuda no dano final e também na ASPD. Sem contar que é mais barato que uma Presilha[1] com a carta Rabo de Verme.

Luvas[1]: +1 DES, Peso 10, Nível Mínimo de uso 90
Certamente a escolha óbvia para Arruaceiros de Arco que queiram maximizar o dano. Juntamente com a Carta Zerom esse acessório é possivel conseguir danos muito mais elevados com arco.

Anel do Luar: +2 Esquiva, +3 Critico, +2MDEF, +3% ASPD, Peso 50, Nível Mínimo de uso 55 - Disponível por ROPs
Arruaceiros "AGI Freak" (Tradução: Loucos por Agilidade), prazer, eu sou o seu acessório. Balanceando corretamente os atributos AGILIDADE e DESTREZA é possível conseguir mais pontos de ASPD, o que podem fazer uma grande diferença no dano final. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny.

Fonte: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/p/224418/2059921.aspx

12 comentários:

  1. quais ekips e cards são mais recomendados para o arru mãos leves??

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  2. otimo guia peguei 99 com meu arru maos leves mais rapido
    xd

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  3. poe ae uma build de equips e cartas de arru divester

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  4. vlw,foi o melhor que encontrei

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  5. Excelente guia para Arruaceiros, especialmente para os iniciantes. O melhor que já encontrei, de fato.
    Vou arriscar as suas sugestões e construir um personagem que nunca sonhei em conceber.
    Em suma, obrigado pelas dicas. =D

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  6. muito bom (:
    achei o site no google, e vou até guardar nos favoritos ;)

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  7. meu mt fod4 mais acho qe deveria botar mais up...

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  8. No próximo guia poderia colocar algumas opções de up pra arruaceiros tipo build PvM?
    Ia ajuda meuito -.- ...

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  9. esse guia ta copiado, o autor real é outro

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