Visitas

Pages

domingo, 22 de março de 2009

Guia de Bardos

O Bardo

Dizem que as músicas acalmam a alma. Se for esse o caso, então os bardos são sem dúvidas muito importantes. Como personagem de suporte, o Bardo pode ajudar a elevar a moral do grupo e muito mais!

A classe dos Bardos chega juntamente com Juno para ser mais uma alternativa de evolução para quem é arqueiro. Desta forma, caberá a ele decidir se irá evoluir para Caçador ou para a nova classe 2-2.

Como classe de suporte, o Bardo concentra-se em cantar para dar moral aos membros do grupo na luta contra os inimigos, embora eles possuam as habilidades de um arqueiro e possam lutar também. Com as suas músicas, belas e mortais, o Bardo é uma boa escolha se você quiser um ótimo contador de histórias e um habilidoso cantor.

Após triunfar em suas aventuras por Rune-Midgard, quem sabe ele não cria um canto para passar suas


Sugestões de Builds:

Builds de Bardo

Builds de Batalha

A build Dex/Agi:”

8x~9x Dex

8x~9x Agi

1x~2x Int

1 Str

1 Vit

1 Luk

Essa build é uma build de Caçador sem armadilhas, falcão, ASPD menor que canta e congela. Essa build é feita para PvM, para se upar e renascer rápido, mas a falta de Vit significa que você vai morrer rapidamente em WoE.Pode-se adicionar um pouco de Int para o SP,pois upa-se basicamente na Rajada de Flechas.

“A Build Agi/Dex/Vit:”

8x~9x Dex

7x~8x Agi

5x~6x Vit

1 Str

1 Luk

1x Int

Usa instrumentos pra bater, na “paulada”, a Dex e a Agi são para o combate, logicamente, e a Vit é para se poder tankar os ataques que você vai levar, afinal de contas você vai no corpo-a-corpo, é uma build 4Fun, pois não vai upar tão bem quanto as outras e não vai ser grande coisa durante a WoE.

“A Build Int/Dex”

9x Dex

9x Int

9 Agi

1 Str

1 Vit

1 Luk

É uma build totalmente 4Fun e serve também para se pegar o “Instat Cast”, serve também para se atacar com os pergaminhos (aqueles “Lanças de Fogo nível 5”) e a Guitarra Elétrica, que permite o uso de Trovão de Júpiter nível 1, lembre-se que essa não é uma build daquelas fáceis ou baratas de se fazer, faça apenas se tiver a disposição e o dinheiro necessário.

Builds de Suporte.

“A build de suporte para WoE:”

9x Vit

2x~4x Str

3x~4x Int

7x~9x Dex

1 Agi

1 Luk

A build para WoE mais básica e na minha opinião, a melhor, Força para se carregar poções (acredite, você vai precisar), Int para um bom SP, Vit para ter bom HP e agüentar o máximo que puder e a Dex para se poder solar e ter um Bragi bom

“A build de suporte para WoE – Hardcore”

9x Int

9x Vit

5x Dex

9 Luk

1 Agi

1 Str

Essa é uma build da qual eu não gosto, mas que funciona para algumas pessoas, é para quem não vê o porquê de muita Dex em uma build de suporte e quer mais SP. Não é uma boa idéia, pois com um pouco de habilidade você nunca ficará sem SP e sem Dex seu Bragi ficará pior. Além de que o Up se tornará mais difícil.

Builds de Menestrel

Builds “faz-tudo”

“A build mais comum e útil”

9x Dex

8x~9x Vit

3x~4x Int

2x~3x For

1 Luk

1 Agi

Essa é a build mais comum, mais usada e ao mesmo tempo mais bem-feita para Menestrel, dano alto em PvM e MvP (diz um amigo meu:”Um Creator que não gasta AD”) e dano muito bom em PvP e WoE também, apesar de ser “nerfado” nesses dois últimos casos, porém ainda se quebra o galho muito bem.Recomendo essa build à todos.

A build Mal-exemplo”

9x Dex

8x Agi

3x Int

3x~4x Vit

1 For

1 Luk

Build meio louca… ela é uma que pode até funcionar, mas não tão bem quanto à outra, essa Agi seria para compensar o delay do AV (com a esquiva alta sofreria menos dano), porém, se pensar melhor, com a Vit baixa acabaria tendo o mesmo resultado, afinal se sua esquiva não funcionar você pedala facilmente, não recomendo essa build, porém tenho que ser imparcial e coloca-la aqui também, gosto é gosto.


Comportamento em PvM/PvP/MvP/WoE

Certo, certo, você está quase lá, mas você também precisa saber o que fazer, enquanto estiver upando, em MvP, no PvP ou na WoE. Nada muito difícil de decorar, apenas lembre-se disso enquanto joga.

PvM

Nada mais, nada menos que o ato de “upar”, ou seja, derrotar monstros e assim ganhando experiência para evoluir. Siga essas dicas para tirar o máximo disso:

Solo:

Quando estiver solo, é tudo muito mais simples, com monstros parados (Plantas Carnívoras, Pessegueiras e etc) é só ficar batendo até que morra, se vir algum monstro mais forte se aproximando (como algum monstro solto por Galho Seco ou as Borboletas Sanguinárias que tem no mapa das Pessegueiras) apenas fuja, use esconderijo ou tele.

Agora, com monstros que se mechem, complica um pouco, você terá que fazer o chamado “Hit – and –run” que significa “bater e correr”, use Rajada, corra, Rajada, e assim vai, nada muito complicado, caso junte um mob, apenas use Piada Infame, Voz Dolorosa ou tele.

Em Party:

Bardos se dão muito bem em partys, seja em lugares de nível alto, como Biolab, Vulcão de Thor, Juperos (não mais...) e outros, a função é simples e única: Tocar Bragi, em alguns casos, de partys realmente grandes, há outra coisa a se fazer, que é tocar Banquete de Njord com uma Odalisca, e também “bugar” Bragi e Banquete, que consiste em o Bardo e a Odalisca usar Bis ao mesmo tempo, fazendo com que as duas músicas saiam, ou que o Bardo faça o “switch” de equips rápido o suficiente para que a música “bugue” possibilitando o uso de Bragi e Banquete ao mesmo tempo, o problema é, que nesses lugares, sempre há àquelas horas problemáticas, onde um monstro muito forte aparece ou que alguém da party desloga, e então complica, nessas horas, dedo rápido nas poções, no teleporte ou no esconderijo.

PvP

Bardos são um pouco restritos à PvP, o máximo que fazem é tocar Bragi para que outra pessoa mate, já Menestréis, apesar de não fazerem muita coisa, já podem matar, com sua skill Vulcão de Flechas, que causa muitos danos, no mais, é apenas isso, PvP, em minha opinião, é uma forma bem simples de se jogar, mas nem por isso perde a diversão.

MvP

Mais uma vez, Bardos não tem muito destaque, é ligar o Bragi e fim de papo, deixar que outra classe mate, Menestréis, já podem MvPar, mais uma vez com destaque para Vulcão de Flechas, com o Violino certo, se causa danos altos, porém, é difícil de competir MvP com classes como Criadores ou Monges/Mestres Asura.

WoE

Agora, na Guerra do Emperium é onde nós nos sentimos em casa, seja Bardo ou Menestrel, todos exercem um papel importante na Guerra, preste atenção nessas dicas para se aproveitar ao máximo:

Durante um Ataque:

No Ataque, temos diversas funções, até chegar na sala da Emp, esbanje de Piadas Infames e Vozes Dolorosas, caso haja mais clãs à caminho do Empreium, fique junto dos Bruxos e toque Bragi, caso seja Menestrel, desça Vulcões e mais Vulcões em seus competidores, deixe que outro bardo tome conta das músicas, mas, caso não haja outro Bardo em seu clã, é uma boa idéia que fique junto de seu clã.Ao chegar na sala Anti-Emp, é uma boa idéia tocar Maçãs de Idun e até mesmo Ode à Siegfried (dependendo do que se discute com seu clã). Ao chegar na sala do Emperium, o bicho pega, use e abuse de seu Bragi com os Bruxos, porém também use muitas Piadas e Vulcões, e, dependendo do quanto determinado esteja à gastar poções, corra direto para o Emperium com os breakers de seu clã, quando chegar à pedra, solte um belo Crepúsculo Sangrento, isso fará com que quebrem muito mais rápido, e nem precisa ficar com o Crepúsculo ligado, apenas ligue e desligue-o logo em seguida, pois o efeito continua até 20 depois da música ser desligada, caso isso não seja suficiente para o seu clã quebrar, permaneça com ele ligado.

Durante uma Defesa:

Na Defesa, as coisas ficam mais calmas, mas podem engrossar, fique junto com os Bruxos e toque Bragi, essa é sua função principal, CASO haja alguém que já esteja tocando Bragi, é uma boa ligar Dissonância e sair pela sala, pois quando alguém passa pela área de efeito, toma dano, isso incluiu Sin/SinX e Stalkers quando estão escondidos, já que é uma habilidade de dano em área, ou, ache uma parceira e toque Lamento de Loki no portal, porém é muito mais importante tocar Bragi para os Bruxos, tenha isso em mente. Caso alguém venha atacar, fique longe do clã inimigo e ataque com Vulcão de longe, ou fique tocando.

Notas Importantes

São apenas algumas coisas que são importantes, e que você sempre deve lembrar.

Quando você equipa um Instrumento:

Seu dano é baseado em Destreza e não em Força.

Você pode equipar um escudo.

Você não pode usar Rajada de Flechas, Chuva de Flechas e Disparo Violento, porém pode usar Flecha Melódica e Vulcão de Flechas.

Quando você está tocando uma música:

A área de Efeito é 7x7 células.

A área de Efeito ignora obstáculos e paredes.

Sua habilidade não afeta a você mesmo, porém afeta todos à sua volta.

Você só pode atacar com Flecha Melódica.

Sua velocidade de movimento é reduzida para 25%, com Lições de Música no nível 10, é reduzida em 50% apenas.

Você só pode usar Encerramento 5 segundos depois de iniciar a música, se não quiser esperar, faça o “switch” de armas.

O Efeito da Música continua ativo na pessoa mesmo após 20 segundos depois dela ter saído da área de efeito.

Seu SP não irá recuperar, do contrário, vai cair aos poucos.

Quando dois Bardos/Menestréis tocam a mesma música e a área de efeito se mistura, as músicas viram Dissonâncias em nível 1.

Quando se está fazendo dueto:

O Bardo e a Odalisca precisam estar no mesmo grupo, ambos terem a habilidade, estarem lado a lado e terem seus instrumentos equipados.

A área de efeito é 9x9 células.

A área de efeito ignora paredes e obstáculos.

A habilidade não afeta o jogador que ativou o dueto, mas o parceiro sim.

O nível do dueto será o resultado da soma do nível das duas habilidades pela metade, e sempre arredondado para baixo. Exemplo: Bardo com dueto nível 3 + Odalisca com dueto nível 5 = dueto nível 4.

Você não pode se mover ou atacar, mas pode usar Flecha Melódica.

Os dois podem parar o Dueto tanto pelo switch quando pela habilidade Encerramento.

O Efeito acaba assim que a pessoa sair da área de efeito, não é como nas músicas solo, que continua ativa mesmo depois de 20 segundos.

Quem começou o dueto paga o SP necessário para a ativação, porém a SP perdido a cada X espaço de tempo, os dois perdem.

Nada acontece quando Duetos se juntam.

Uma música/dueto irá parar se:

Você usar Encerramento ou fazer o switch de armas.

Se você receber UM ÚNICO dano que o faça perder mais de 25% de seu HP.

Se você for Congelado, Petrificado, Atordoado ou receber status Sono.

Se seu SP ou HP acabarem.

Se um Sábio/Professor te desconcentrar.

fonte: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/340071.aspx

7 comentários:

  1. Mto bom mesmo, mas faltos os itens para ele =c

    ResponderExcluir
  2. pow vei suas build ta muito boas vlws

    ResponderExcluir
  3. Ta mto bom,mas eu axu q falto os skills

    ResponderExcluir
  4. Eu só queria saber como investir os atributos quando upa: exemplo: quando upar invista 2 em dex 2 em vit 1 em str e 1 em int (tipo assim, um "ciclo" pra vc repetir pra n precisar fikar contando cada ponto), ah, e tenho uma pergunta, sera q existe uma build suporte e batalha, um modo intermediario entre build ataque e build suporte, msm assim me esclareceu varias duvidas ;D

    ResponderExcluir
  5. Não falou nada sobre a preincipal skill dele o destino das cartas,tenho dúvida que atributo se refere a essa skill que funciona quando bem quer!Isso foi mal feito na minha opinião.PRa ela funfar legal o cara tem que ter ums 3 kiel isso custa caro no server que eu jogo o ragna project.

    ResponderExcluir
  6. Tipo o server q eu jg é 300/150 teria como me ajuda com bild pra bardo
    Nome do serve é ragnastorm

    ResponderExcluir