Visitas

Pages

terça-feira, 10 de março de 2009

Guia de Ferreiros de Batalha


Ferreiros




Ferreiros são uma das classes melees mais completas do jogo, possuem ótimas skills para WoE, para PvM e para MVPs. Possuem skills que dão danos muito altos e muito rápidos, conseguem solar bem e são ótimos chars para se jogar uma WoE. Carregam mais itens do que qualquer outra classe do jogo (Alquimistas também carregam o mesmo) e ainda podem comprar itens de NPCs mais barato e revender mais caro. Nesse guia mostrarei um pouco sobre a classe e citarei algumas possíveis builds, equipamentos bons para a classe e informações em geral.

Um Ferreiro tem no nível 50 de classe os seguintes bônus nos seu atributos:

For +6

Agi +2

Vit +6

Int +2

Des +12

Luk +2

Ferreiros são uma classe que tende a ser híbrida, precisa de basicamente tudo, o atributo principal de um ferreiro é a força, porém necessitam também de vitalidade, agi etc, uma breve descrição do que cada atributo representa pra um ferreiro de batalha:

Força: Seu atributo básico, é ela quem determina seu dano. Quanto mais força, mais peso você carrega e mais dano você dá. Recomendo fechar a sua build com a força em múltiplos de 10 pra pegar o bonus de atk; 110, 120 e 130 são os utilizados comunmente.

Cada ponto em força dá:

+1 de dano base para armas melee
Bônus de (Str/10)² para armas melee arredondada pra baixo.
+30 de capacidade de carga a cada ponto ''base'' (apenas o da esquerda, não conta os pontos depois do +).

Agilidade: Agilidade está diretamente ligada com Dano por minuto. A agilidade determina sua aspd (velocidade de ataque) e sua esquiva. Quanto maior a sua aspd mais rápido será seu spam de mamonita e mais dano você dará. Não há algum tipo de bônus nesse atributo ele deve ser fechado levando em conta apenas a sua aspd. A esquiva é nerfada, quanto mais bichos batendo em você mais ela cai, porém é uma das suas maiores defesas no pvm, em woe jamais conte com ela pois existe um nerf na flee, uma redução de 20 pontos nela, então dificilmente alguém vai errar você numa woe.

Cada ponto em Agi dá:

+1 de Esquiva.
Aumento de aspd em 0.x dependendo da arma que você utilizar.

Vitalidade: Outro atributo muito importante para um ferreiro, por possuir um modificar de hp que não é dos melhores, necessitamos de uma vit pelo menos razoável pra aguentar bem na woe e em mvps. A vit determina seu hp, quanto que as poções irão curar de você e sua recuperação passiva de hp, mas o ponto mais importante da vit é que ela determina a chance de algum status pegar em você (a grande maioria e pelo menos os mais importantes, como stun) e quanto tempo esse status vai durar em você, ser bem resistente a status é essencial em woe e quem te garante isso é a sua vit. Outra coisa que a vit dá é a vit def (ou soft def), porém isso é algo tão tosco que não recomento fechar a vit baseada nisso, a título de curiosidade, a cada 10 de vit você ganha uma redução de 5 pontos de dano em ataques mágicos e 8 de dano em ataques físicos, dano bruto, se vc fosse levar 1000 pontos de dano, levaria 992 com 10 de vit. E essa vit def possui o mesmo nerf da flee no pvm, quanto mais monstros te batendo menor ela fica.

Cada ponto em vit dá:

+1% no HP máximo
+0.8 de SoftDef
Melhora de 2% na efetividade de itens de recuperação de hp
Cada 5 pontos em vit aumenta a recuperação passiva de HP em 1
+0.5 de Soft MgcDef

Diminui chances de receber status: Poison, Silence and Stun

Inteligência: Creio que o atributo mais inútil para ferreiros. A int determina a quantidade de sp, a "int mgc def" e a recuperação passiva de sp. É basicamente um atributo pra pvm, não recomendo valores altos nela, só coloque pontos se sobrar, os bônus nesse atributo são irrelevantes pra ferreiros.

Cada ponto em int dá:

+1% no SP máximo

Melhora de 2% na efetividade de itens de recuperação de sp

Cada 6 pontos em int aumenta a recuperação passiva de SP em 1
+1 de Soft MgcDef

Diminui as chances de pegar os status: Blind, Sleep and Stone Curse.

Destreza: Atributo também essencial para um ferreiro, a destreza determina o seu hit (precisão), que é a sua chance de acertar os monstros. Ferreiros possuem o bônus de WR (weaponry research, traduzido como perícia em armamento) de hit e conseguem altas taxas de hit. A destreza também determina o seu cast (não que isso vá ser muito útil pro seu bs), ela também da um pequeno bônus no ataque. Ela também diminui a diferença do dano máximo e mínimo, porém a skill Amplificar poder nivela ambos.

Cada ponto em destreza dá:

+1 de Precisão

Aumenta a aspd, 1/4 da eficiência da agi para isso

+1 de dano base a cada 5 pontos para armas melee
+1 de dano mínimo para armas melee, se sua dex for maior que o atk da arma utilize o atk da arma para saber o valor mínimo do atk, no caso não há variação de dano
+0.1% de chance na Forja.

Sorte: Atributo bem polêmico, ele dá vários bônus e ajuda em muitas coisas, porém não é recomendável ter ela num valor alto, sequer é recomendado ter ela num valor maior do que 1, eu particularmente recomendo colocar 1 ou 2 pontos aqui pra fechar a esquiva perfeita numa build woe. Sorte te dá critical, perfect flee, pequeno bônus no atk, resistência a status e diminui a quantidade de critical em você.

Cada ponto em sorte dá:

+1 de dano base a cada 5 pontos pra armas melee e ranged.
+1 de Taxa de crítico a cada 3 pontos
+1 de Esquiva perfeita a cada 10 pontos
+0.1% de chance na Forja.
Resistência a status porém com efetividade muito menor do que a dada pela vit e pela int.

Não darei builds prontas, apenas umas possibilidades:

Ferreiro "Agi"

For 8x~9x

Agi 8x~9x

Vit 4x~5x

Int 1~1x

Des 28~48

Luk 1~1x

Basicamente uma build virada pra damage deal, fica com hp tosco, porém alcança um dano por minuto muito alto sendo boa pra mvps, exceto os que tem uma fúria absurdamente forte como o Cavaleiro da Tempestade. Apesar de muita gente falar que não presta pra woe, ela tem sim utilidade em woe, sendo voltada pra grudar em alguém e bater até deitar, como em um sin por exemplo, porém seria mais virada pra def, já que um stun pode ser mortal com 4x de vit, não que eu esteja recomendando essa build pra woe, mas toda build tem sua utilidade. Ótima build pra pvm, alguns vão parar pra te ver batendo.

Ferreiro "Vit"

For 8x~9x

Agi 4x~5x

Vit 8x~9x

Int 1~1x

Des 28~38

Luk 1~1x

Build com um DpM (dano por minuto) menor, porém com muito mais resistência a status, o que torna ela mais resistente em woe. Sua função é furar Pré Casts e atrapalhar o cast dos wizards pros low vit passarem, dificilmente vai conseguir matar um priest sozinho, porém consegue dar um dano legal, conseguindo deitar low vit chars. É mediana pra pvm e pra mvp também não faz tão feio, consegue tankar monstros mais fortes e moba consideravelmente bem, não é tão dificil de upar quanto aparenta ou é dito.

Ferreiro "Híbrido"

For 8x~9x

Agi 6x~7x

Vit 6x~7x

Int 1~1x

Des 28~48

Luk 1~1x

Ótima build, serve pra tudo, ótima pra mvp, muito boa pra woe e upa muito bem. Consegue um damage deal alto e tanka bem, a minha build atual é desse tipo. Consegue resistência legal a status ao mesmo tempo que consegue uma aspd alta. Quando comecei o jogo pensei em fazer um agi, mas me recomendaram fazer um mais híbrido e não me arrependi.

Ferreiro "Critical"/Battleforger

For 7x~9x

Agi 5x~7x

Vit 5x~7x

Int 0x~1x

Des 18~38

Luk 3x~4x

Build interessante, a Luk te dá uma resistência a status conseguindo suprir um pouco a falta de vit, com uma velocidade de ataque alta e uma taxa de críticos legal consegue ser um bom emp breaker, ótimo locker e um char interessante pra pvm. Por possuir des e luk, pode ter skills de forja, já que o que mais influencia na chance de forja é o lvl de classe, sua taxa de forja não ficaria boa e nem ruim. Porém se quer ser forger recomendo ser um Pure forger, mas essa build seria muito mais fácil de upar e serviria para mais coisas.

Mestre Ferreiro "Mvp"

For 98~99

Agi 4x~5x

Vit 5x~6x

Int 0x~1x

Des 48~58

Luk 1~1x

Força bruta pura, não possui muita aspd que é um fator importantíssimo no DpM, porém compensa isso com a força animal e com a dex alta. Não precisa de múmias pra acertar quase nada o que torna seus danos muito altos e constantes. Fecha 130 str com Bola de Ferro Ensanguentada e Panqueca de Lutie o que dá um boost animal no dano, com Megingjard pega 170 de força mantendo a Bola, alcançando valores de dano lindos. Ainda é capaz de usar o Machado do Apocalipse, não que eu o recomende. Tenho um Ws com a build híbrida e uma Ws com essa build, recomendo ambas.

Algumas considerações:

Força: Sempre feche ela em múltiplos de 10 pra pegar bônus de ataque, evite contar com a for dada por headgears já que em woe você vai usar Boina.

Agilidade: Sua maior defesa no pvm, feche ela pra sua aspd ficar em .0~0.2, exemplos: 180.0, 180.2; não feche sua aspd em valores como 179.8, é desperdício de pontos. Alguns afirmam que isso é besteira e pela lógica é mesmo, mas não vamos entrar no mérito dessa questão.

Vitalidade: Sua maior defesa em woe, a vit def fecha corretamente em valores múltiplos de 10 para dano mágico e de 5 para dano melee, porém, o que conta mesmo é a defesa contra status. Se pretende fazer uma build apenas pra pvm, feche ela em múltiplo de 10 pra pegar o bônus de Hp regen.

Inteligência: O bônus relevante desse atributo para ferreiros é o de sp regen, que é obtido em múltiplos de 6, porém é algo totalmente inútil pra woe pois você sempre anda pesado.

Destreza: Não há bonus de Hit em nenhum múltiplo, pegue o valor que achar interessante, o mais recomendado pra woe é 28, eu particularmente adoro esse atributo, e até 38 ele é recomendável pra woe, 48 é um valor mais pra um mvp freak.

Luk: A menos que sua build seja critical, não pegue pontos nesse atributo. Se desejar pode pegar um valor pequeno nele apenas pra fechar a esquiva perfeita com os equips de woe (Rosários e Sapatilha de Cristal).

Quando mercador prefira utilizar adagas e espadas de 1 mão, por possuírem aspd maior. Evite "hibridizar" muito no começo, comece pegando agi, for e des, deixe a vit para o final, tentando sempre deixar seus atributos nos bônus.

Esses são os equipamentos mais comunmente usados pelos ferreiros:

Armas

Se estiver em dúvida de como cardear armas dê uma olhada aqui:

http://sites.levelupgames.com.br/forum/Ragnarok/forums/170746/ShowPost.aspx

Ferreiros são excepcionais no uso de Maças e Machados, com nossas skills alcançamos um dano alto e uma velocidade de ataque muito boa. Essas armas ainda possuem a vantagem de serem, por natureza, inquebráveis. Porém, não estamos presos ao uso apenas dessas armas, podemos utilizar praticamente todas as boas adagas e espadas de uma mão do jogo, porém, elas quebram. Mas com um Espiritualista junto de você elas serão de grande ajuda. A grande vantagem do ferreiro é não estar preso à um tipo de arma, somos bons tanto com maças, machados, espadas e adagas, aprenda e pense utilizando todas elas.

Mangual Pesado[3]: Uma das armas mais famosas e utilizadas pelos ferreiros, ótima arma pra ser cardeada com cartas de dano (Hidra, Esqueleto operário, Kaho, Minorous, etc), alcança um dano bom. Muito boa pra mvps e pra woe/pvp. Essa é a arma a ser utilizada com cartas de raça pra up, 3 goblins, 3 hidras e etc.

Machado[4]: Outra arma boa pra colocar cartas de dano, por possuir 4 slots é a mais recomendada para combinações com carta múmia e de dano. É também a melhor arma pra se utilizar cartas de status (Magnólia, Bebê Selvagem, etc) por possuir 4 slots e ser de 1 mão. Se for fazer armas 2-2 prefira essa, isso é muito de gosto, eu prefiro ela. Ex.: 2 minorous e 2 poring noel. Arma pra PvM/mammonita.

Machado de Batalha[4]: Arma com que o ferreiro alcança o maior dano em MvPs usando cartas, porém tem a desvantagem de ser de 2 mãos. Pode também ser uma opção pra se cardear para PvM. Com endow o dano fica maravilhoso. Arma pra PvM/mammonita.

Machado de duas Mãos[2]: Arma barata e de level 3, por esse motivo um over +9/+10 nela alcança um ataque muito alto, sendo ótima pra se utilizar contra monstros e personagens de defesa alta. Arma ótima pra se utilizar na versão elemental, apesar de ser de 2 mãos, pois o dano dela é animal. Serve tanto pra Mammonita com Hidras ou pra Choque do Carrinho com 2 Ziper, só perde em ataque pra Mjollnir.

Maça Espada[1]: Maça de 1 mão de ataque alto, é a arma básica pra se usar no up. Se for comprar armas elementais, compre maças espada, a menos que tenha um priest ou uma agi ótima. Opção barata de arma pra choque do carrinho.

Cruz Impiedosa: Arma de elemento sagrado com atk alto, ótima pra ser utilizada no up, ainda te dá a habilidade cura em lvl 3. Serve de quebra galho pra alguns mvps.

Machado Sangrento: Esse machado não tem muita utilidade no up, é mais um quebra galho, possui um atk alto e ainda dá +10 de for (Único meio de se atingir 140 de for sem Godlys). A maior utilidade dele é o Agi up permanente que ele te dá, servindo para mobar ou para procurar mvps solando.

Adaga da Boa Ventura: Ótima adaga, seus bônus na esquiva perfeita é ideal para ser utilizado quando você está embaixo de um Pré cast tentando sair dos lockers, é a arma certa pra se utilizar quando for mobar em Gds.

Rondel: Adaga suprema, ela usa a defesa do alvo pra aumentar seu dano, absurda pra MvPs como Faraó que possuem defesa e VIT altas. Difícil de ser obtida e cara, porém pra MvPs é ''perfeita'' e serve pra upar e pra WoE também. Antes de Veins era a arma perfeita, agora ela continua boa mas perdeu muito de seu poder.

Espada Imaterial: Espada de propriedade fantasma, essencial para mvps do elemento Fantasma e para se upar em Biolabs (ver abaixo).

Carniceiro: Machado de elemento terra, ignora defesa de monstros brutos. Apesar desse elemento tosco ela é legal pra ser utilizada na Ilha da Tartaruga, upei horrores com ela, mas lembrem-se de andar sempre com assumptio quando usarem isso, afinal ela é de 2 mãos. O coma dela em monstros brutos está implementado. Ótimo pra se usar nos Bodes com Endow e no terceiro andar do Labirinto de Louyang também.

Sabbath: Machado que dá +50% de taxa de críticos em mortos-vivos e coma em demons (malditos). Elemento sombrio, então é 100% dependente de aspersio. Legal pra Khalitzburg e pra upar na guild dungeon de Geffen com priest. Boa também pra matar os avatares do Thanatos, todos são raça undead, conseguindo assim acertar o Maero e o Despero na base do crítico, já que ambos tem uma esquiva absurda. Também serve pra Osiris e Drake, ambos são undead e entram em Flee.

Machado Impetuoso: Machado com ataque alto, dá 15% de atordoar e atira o inimigo longe de você quando você usa mammonita com ele. Machado inútil, puro show off. Tem um ataque alto então é mediano pra se utilizar com Choque do Carrinho.

Machado de combate[1]: Machado muito raro e caro, ótimo ataque, porém muito pesado. Melhor arma de uma mão pra se utilizar Choque do Carrinho. Porém, precisa ser no mínimo +8 pra se compensar o uso dele. Então não conte muito com ele, apenas se você der sorte de dropar um e conseguir um over bom nele.

Maça de guerra[2]: Segunda melhor arma de uma mão pra se usar com Choque do Carrinho. Tem exatamente o mesmo ataque do machado, porém perde em velocidade de ataque e precisa de uma carta Zíper a mais, logo consome 1 de sp a mais a cada ataque. Porém, muito fácil de ser obtida, cai aos montes em biolabs2. Tenha a sua com um over de no mínimo +8.

Falcão do Vento: Não serve pra muita coisa, no máximo ajudar no lock num pré cast. Dá uma leve melhorada na velocidade de ataque.

Mysteltainn: Outra ótima arma pra se lockar em pré casts. Agora com Adrenalina Pura Condensada não estamos mais tão presos à maças/machados, tendo certa liberdade de usar esse tipo de brinquedinho. Ainda tem ataque alto e elemento sombrio, podendo ser utilizada pra dar Choque do Carrinho também. Umas das melhores espadas de uma mão.

Matadora de Dragões: Adaga que ignora defesa de monstros da raça Dragão e que dá mais xp quando mata dragões. Com adrenalina condensada, arma interessante pra se utilizar nos Dragões no Lago do Abismo.

Talefing: Espada de uma mão, com 200 de ataque e elemento sombrio. Ótima pra choque do carrinho, economiza água amaldiçoada e não rouba sp como armas cardeadas com Ziper.

Tomahawk: Machado de duas mãos que habilita uma habilidade de longa distância, única coisa que falta pros ferreiros. É legalzinha, mas mais pelo show off, não tem muita utilidade real.

Byeollungum: Espada de uma mão com um bônus contra "boss monsters" (mvps e mini boss). Arma extremamente útil pra dar mammonita e absurdamente mais barata do que uma arma com cartas Cavaleiro do Abismo, lvl 4 e com ataque alto. Com isso e uma rondel, você tem arma pra quase todos os mvps do jogo.

Guilhotina: Machado de duas mãos com ataque muito alto que recupera 2 de sp em cada pancada que você dá. Também recupera sp quando você mata um "monstro humanóide". Apesar de ser de 2 mãos, é excelente pra ser utilizada em alguns mvps (Samurai Encarnado e afins) por causa do ataque muito alto. Vale pelo efeito "divertido" de dar coma (deixar com 1 de hp/sp) os monstros humanóides. É a Walgwangum dos ferreiros.

Lâmina Turca: Espada de uma mão que causa maldição e tem chance de dar coma nos oponentes. Razoável pra ser usada ao se lockar alguém. Eu fiquei uns 3 minutos dando cavalo de pau com isso e o coma não saiu, mas até ai demorei quase 5 minutos batendo ininterruptamente pra sair o coma da Guilhotina. Então não posso afirmar com 100% de certeza que sai o coma no cavalo de pau, qualquer dia que eu estiver com bastante paciência eu fico uma meia hora no pvp pra confirmar, mas eu creio que sai sim.

Excalibur: Linda, muito linda /heh. A priori, arma para forgers "semi-ricos" e pra sinx fazerem edp, não é uma Mjollnir mas dá 10 de luk. Porém, os 150 de atk, o lvl 4 e o elemento sagrado são sexys demais pra serem deixados de lado assim. Apesar de valer mais a pena utilizar outra arma + Aspersio, essa belezinha é maravilhosa pra se solar alguns mvps.

Faca de Combate: Adaga suprema reloaded. Absurdamente útil pra praticamente tudo, tem ataque baixo porém ignora defesa de humanóides, reduz em 10% o dano recebido de humanóides e aumenta em 10% o dano recebido de demônios. Com isso, suas chances de segurar um Asura ou ADs lexados cresce bastante. Ela une o útil (diminuir dano de TUDO que você levar de dano na woe) ao agradável (dá um ótimo dano em todo e qualquer alvo, independente de equips/vit), pesa muito pouco e ainda serve pra upar e pra mvpar. Vale o preço "abusivo" dela.

Espada de César: Espada de uma mão que ignora a defesa de monstros da raça planta (????). Ainda estou procurando uma utilidade pra isso, se alguém souber de alguma, diga.

Adaga do Exorcista: Efeitos opostos aos da Faca de Combate, reduz o dano recebido de demônios, ignora defesa de demônios e aumenta o dano recebido de humanóides. Inútil em woe por motivos óbvios, porém, muito útil pra upar e pra mvpar.

Ginnungagap: 120 de ataque, lvl 4, elemento Sombrio. Nunca tinha olhado direito essa arma, mas tem ataque razoável e um ótimo elemento. Creio ser boa para alguns monstros em específico. Irei testá-la e depois melhoro essa descrição.

Armaduras

Manto de Seda[1]: Maior mgc def do jogo, armadura ideal para woe, use-a com carta Cavalo-marinho, Dokebi e etc.

Manto Sagrado[1]: Defesa mediana e Def mágica também mediana, por ser barata e leve é uma ótima opção para pvm, recomendo utilizar nela as cartas: pasana, pupa e bathory.

Cota de Malha[1]: Pesada, porém com def alta, boa pra mobar ou pra upar com suporte, aconselho utilizar com cartas: peco peco e chon chon de aço.

Vestimenta Nobre[1]: Mesma defesa da cota de malha, com menos peso, dá 1 de int e um pouco de mgc def, é a opção de ricos pra upar. É melhor que a cota de malha em tudo pra pvm/mvp, porém Mantos de Seda são melhores pra woe, recomendo utilizar com as cartas que citei pra up.

Jaqueta Brilhante[1]: Peso alto, defesa boa e defesa mágica razoável. Armadura interessante pra pvm.

Armadura das Valquírias[1]: Armadura suprema, dá +1 em todos os atributos, indestrutível e aumenta sua resistência a atordoamento em 50%. Uma das maiores inimigas dos mestre-ferreiros =[ . Perfeita pra woe, apesar do peso. Recomendo Cavalo-Marinho ou Ghostring nessa belezinha.

Couraças elementais[1]:

Elemento Vento: a melhor delas pra woe, recomendo cavalo marinho nela, também serve pra upar em bio3 e pra matar SK Risada

Elemento Água: segunda melhor pra woe, cavalo marinho nela também. Se você gostar muito mesmo de matar Drake, rola uma com Cornutus hahahaha.

Elemento Fogo: ótima pra pvm, recomendo carta Porcellio aqui. Com uma dessas com Porcellio você dá mais dano em vários mapas e ainda reduz o dano pelo elemento. Ela ainda fica ótima pra uma dezena de mpvs. Tenho uma com Porcellio e uma com Cornutus pro Dragão.

Elemento Terra: Jamais compre esse lixo, é totalmente inútil.

Bênção de Odin[1]: Armadura mediana, dá 6 de Def e tem um peso meio alto, porém é peça de vários combos que cito abaixo.

Calçados

Botas[1]: Melhor defesa no calçado, ideal para pvm/mvp, utilize cartas: Matyr, Besouro ladrão macho, Verit, Soldado Atirador.

Sapatos[1]: Opção de quem tem menos dinheiro, serve pras mesmas coisas que as botas, utilize as mesmas cartas.

Sapatilha de Cristal: Maior mgcdef nos calçados, use-a em woe.

Sapatos das Valquírias[1]: Indestrutível, dá 2 de sp para cada level de classe, totalizando 140 de sp a mais no level 70. Interessantíssimo, porém, inviável de se fazer um desses +9 pra colocar a Soldado Atirador, então use com Matyr/Ferus Verde.

Sapatos de Fricco: Sapatos que dão 2 de agi e 3 de def e ainda aumentam o poder cura das poções Vermelha, Laranja, Amarela e Branca em 20%. Interessante para pvm.

Botas de Vidar: 4 de Def, 9% de Sp e de Hp. Bônus muito bom, melhor que carta Verit. Tem uma def legal também.

Capas

Manteau[1]: Defesa alta na capa, ideal para pvm/mvp, utilize com: Raydric, Sussurro, Bafomé Jr.

Capa Velha: Mgc def alta, ideal para ser utilizada na woe. É a capa pra toda hora de woe, em alguns momentos capuzes/sobrepelizes/manteaus cardeados são melhores, porém a capa velha consegue um desempenho bom em qualquer situação.

; Capuz[1] e Sobrepeliz[1]: Opções interessantes juntamente do manteau para se utilizar cartas de redução de elemental, sendo possível bindar os 3 e com isso facilitar a troca dos mesmos durante woe, o capuz tem o menor peso porém a menor def, utilize com: marte, poeira e jakk

Ombreira[1]: Maior def de todas as capas, muito cara e rara, porém dá uma def maravilhosa. Recomendo o uso dela com carta Raydric, ou carta de redução de dano neutro. Não vale a pena ser usada para cartas que deem ataque ou esquiva. Tenha em mente que essa é uma capa de defesa, então só use ela pra diminuir dano propriamente dito. Nada de sussuros, cochichos ou nove caudas.

Manto das Valquírias[1]: Ótima capa, defesa boa, indestrutível e dá 5% de reflexão de dano (não mágico) e 2% de reflexão de dano pra cada +1 nela. Muito mais útil pra sacerdotes, mas uma dessas com over pode fazer de você o último cara que alguém vai querer bater.

Capuz de Morpheus: 3 de Def e de MgcDef e 10% de sp. Capa que aumenta seu sp. Caso esteja com slave ou for tankar no Escudo Mágico, é muito bom para dar aquela ajudinha no sp.

Acessórios

Anel[1]: Ótimo acessório para ferreiros, combinado com uma carta Louva deus dá 4 de força por acessório, ideal para pvm/mvp e utilizável em woe numa def.

Rosário[0] e [1]: Melhores acessórios pra woe, o rosário sem slot de npc tem a maior mgc def nos acessórios, sendo ótima para se utilizar num Pré cast, porém o com slot também dá uma mgc def interessante e ainda possibilita o uso de carta yoyo, que combinada com a Adaga da boaventura te garante uma esquiva perfeita muito boa. Eles com yoyos também servem para mobar.

Anel de Defesa: Dá 3 de def e 3 de mgc def, ótimo acessório que pode ser utilizado em qualquer situação, porém, na minha opinião não é de muita utilidade para ferreiros pois em toda situação tem coisa melhor pra se utilizar.

Presilha[1]: Ótimo acessório, dá um pouco de sp e é barato, muito bom pra ser utilizado antes do 9x, muito melhor que cinto.

Vesper Core 02: Ótimo acessório, ele dá 3 de defesa mágica (igual a um Rosário slotado), 1 de defesa, 3 de FOR e 10 de ataque. Acessório muito lindo, combina defesa e defesa mágica e com 2 deles você tem ''uma carta André'' a mais no seu ataque. Não fazem muita diferença no dano final do Choque do Carrinho e dão 2 de FOR a menos do que os anéis[1] com louva-deus. Mesmo com a build fechada com anéis, dá pra utilizá-los com algum chapéu de FOR ou comida de FOR. Não recomendo fechar build com eles pelo mesmo motivo que não recomendo fechar com rosários, você fica preso à eles.

Vesper Core 04: Acessório que dá 3 de Defesa mágica, 1 de defesa, 3 de Destreza e 10 pontos de Precisão. Excelente ajuda contra mvps de Esquiva alta.

Anel Certeiro: Dá uma taxa a mais de ataques críticos, ótimo pra ser utilizado em mvps que possuem Agi Up ou em alguns mapas como Torre de Tanatos.

O Sinal: Acessório que aumenta o seu ataque e ataque mágico em 5%, obtido através de uma quest bem longa. Não funciona com Choque do Carrinho mas é ótimo pra PvM.

Cinto de Morrigane: Acessório que dá 5 de Ataque e 3 de Crítico, uma opção legal para algumas situações.

Escudos

Broquel[1]: Escudo básico do jogo. Utilize o maior over nele que você possuir com a carta Sapo de Thara, que dá redução contra humanóides, pois além de ser a carta que você utiliza em woe, é útil pra pvm e mvp. Tenha um pra cada raça, as mais utilizadas são: Sapo de Thara, Pé-grande, Guerreiro Orc, Khalitzburg.

Broquel de Pedra[1]: Ótimo escudo de 4 de Defesa e que dá 5% de redução contra danos vindos de monstros de Tamanho Grande, ótimo escudo para mvps.

Escudo das Valkirias[1]: Escudo Supremo, dá 20% de redução de dano dos elementos Fogo, Água, Sombrio e Morto-Vivo, 3 de def e 5 de MgcDef. Com ele atingimos imunidade à fogo e futuramente a água também, ótimo para cartas de mvp, Alice e Sapo de Thara.

Chapéus

Chifres Magestosos: Ótimo chapéu, defesa legal, bonus bom, um dos símbolos dos ferreiros. Bom pra pvm e mvp.

Elmo de Ossos: Maior defesa pra cabeça, fica estiloso em ferreiros e é ótimo para pvm e mvps também.

Capacete de Schalern[1]: Def e def mágica, com slot, muito interessante pra se utilizar com carta Pesadelo ou Deviruchi.

Faixa Fantasma: Nenhuma def, porém bônus interessante, legal para pvm.

Coroa do Líder: Vários bônus medianos, def mediana também, apenas bonitinho. Vale mais pelo 1 de str.

Elmo do Deus Solar: Ótimo bônus, serve pra conseguir os 140 de força, absurdamente caro, não recomendo fechar build pensando nisso, é mais pra show off.

, Orelhas de Anjo/Demônio: 1 de def e 1 de str, meio da cabeça. ''Hats'' muito bons, além de dar def dão o bônus em str, não fechem build com isso, mas usem durante o up pra fechar bônus.

Faixa de Caratê: 2 de str, 1 de def. Hat muito bom pra se fechar bônus quando se upa, ainda dá um visual muito legal xD

Elmo de Orc Herói: 2 de str, 1 de vit, 5 de def, equipa no topo e meio. Bônus muuuito bom, ainda fica com seu nome xD Eu acho bonito, também não feche build com isso.

Chapéu do Detetive Famoso[1]: Um dos melhores chapéus do jogo. Sem restrição de level ou classe, defesa mediana e slotado, ótimo pra PvM.

Chapéu de Magni: É uma Tupperware pra cabeça, 5 de def e 2 de força, ótimo pra se pegar bônus de força. Faz parte de um combo muito bom.

Elmo de Morrigane: 4 de Def, 2 de Luk e 3 de Ataque, legalzinho para se usar no pvm e pra dar Choque de Carrinho.

Boina: Muito bonita e dá 10% de redução do dano recebido de monstros humanóides, um substituto para o Chapéu Fedorento. Porém dá 0 de def e não é refinável, igual ao Fedorento.

Boina Alada: 1 de def e de MgcDef, refinável e dá 10% de redução contra humanóides, obtido através de quest. Excelente chapéu.

Não irei citar chapéus de ROPs porque toda semana sai um novo, ai não dá pra ficar aqui dando dica sobre eles. Mas use sua criatividade com eles, alguns são ótimos, único que merece destaque é esse:

Chapéu de Alice[1]: Aumenta dano em humanóides, dá 1 de força e tem slot e uma pequena chance de causar sono no usuário. Com carta pesadelo fica perfeito pra se utilizar quando for lockar alguém, dando 2 de For, 1 de agi e imunidade a sono, fora o aumento do dano em humanóides. NÃO aumenta o dano de Choque de Carrinho, me dói os olhos ver mestre ferreiro com isso.

Combos

+ Bola de Ferro Ensangüentada + Grilhões: Acessório que se usado em conjunto com o Sapato Grilhões, adiciona 50 de ataque. Acessório animal para Mestre-Ferreiros, dá um aumento muito bom no dano tanto do Choque de Carrinho como dos ataques comuns, serve pra tudo, ótimo pra upar, pra mvpar. Único defeito é pesar bastante, mas isso não é problema pra nós.

+ Armadura Acolchoada[1] + Amuleto de Armadura: Acessório e armadura que juntos dão 13 de Def e 200 de Hp, fora o refinamento na armadura e ela ainda tem slot. Isso é mais def do que qualquer combinação de Armadura + Anel de Defesa. Interessantíssimo pra pvm e pra mobar.

+ + Chapéu de Magni + Broquel de Pedra[1] + Bênção de Odin[1]: Ocupam cabeça (topo), escudo e armadura. Juntos dão, somando tudo, 19 de def, 5 de MgcDef, 4 de Força e 5% de redução de dano de monstros de tamanho Grande. Combo MUITO bom mesmo, def maravilhosa, 4 de força ótimos, excelente para pvm/mvp.

+ + + Armadura, Grevas, Elmo e Ombreira de Goibne respectivamente: Com o combo completo você tem 24 de Def, 23 de MgcDef, 11 de Vit, +30% de HP, +10% de SP, -10% de dano de ataques de longa distância e -10% de dano dos elementos Água, Fogo, Terra e Vento. Maior HP que você vai conseguir atingir, combo ótimo pra se mobar. Único porém é que nenhum deles tem slot, se pelo menos a armadura tivesse slot esse combo seria o melhor de todos com folga.

+ + + Elmo, Cinto, Pingente e Manteau de Morrigane: Utilizando todos esses equipamentos você ganha 7 de def, 13 de Sorte, 4 de Força, 26 de Ataque, 19 de Crítico e 21 de Esquiva Perfeita. Combo bom principalmente pela taxa de Crítico, bom para mvps com esquiva absurda, dá um ataque legal também.

Dicas básicas de onde upar, para lugares mais detalhados olhe em:

http://sites.levelupgames.com.br/forum/Ragnarok/forums/16527/ShowPost.aspx

1~2x – Pegue os 7 lvl que você ganha automaticamente na sala de treinamento, o campo de batalha é ótimo pra se pegar os primeiros níveis, dá pra sair de lá ja podendo virar mercador.

Use tudo que você tiver à mão, toda def é importante, use sempre adagas, esses bichos são todos pequenos e as adagas tem uma ótima aspd.

2x~3x – Poporings, Rockers, Besouros ladrões, Formigas: monstros fracos e em grandes quantidades, você não terá muitos problemas com eles.

Mesmo esquema, você já deve estar conseguindo zenys pra alguns equips de npc melhorzinhos, tente ir atrás de adagas elementais.

3x~4x – Fumacentos, Salgueiro ancião, Esporo venenoso: novamente monstros fracos e em grandes quantidades, aqui já seria legal começar a usar armas elementais.

Aqui já começa a ficar bom o uso de espadas, sempre olhe nas databases os elementos dos bichos, uma haedongum glacial daria dano legal em todos esses 3.

4x~5x – Esporos venenoso, Sapos Tara, Obeaune, Presentes, Esqueleto operário, Gatos Folha (mercadores que querem job50), Metaling – Monstros medianos, vc começa a precisar de escudos cardeados e elementais fazem bastante diferença.

Continue com as espadas, você já começa a dropar coisas que são interessantes para seu uso próprio, Cartas SW e Tara são muito úteis, vá atrás das suas.

5x~6x – Bathorys, Presentes, Cavalo Marinho, Peixe Espada, Argiopes, Verit – Já começam a dar um dano legal em você, mas nada muito preocupante, cuidado com mobs.

Aqui se você já for ferreiro passe a usar maças espadas elementais e escudos raciais (exemplo: maça espada glacial e broquel de Prometeu, carta Sapo de Thara, nos Grand Orcs). Olhe as databases e fique de olho no elemento/raça dos bichos. O loot já começa a ficar bom, as areias das bathorys você deve vender para os Alquimistas (dê um /alchemist e mande pm pros nomes lá, eles ficarão felizes em comprar suas areias), os corações dos Verits o mesmo. Carta cavalo marinho é essencial pra woe, e assim por diante, tente upar aonde vc não gaste muito e tenha um drop legal. Argiopes por exemplo dropam Botas[1] que você pode utilizar ou guardar e tentar um over upgrade nelas pra fazer uma boa grana.

6x~8x – Bathorys, Raydrics, High Orcs, Gd de prontera, Minorous, superfície de TI (cuidado com mobs), Umbala, Mi Gaos, Nifflheim (mapa dos Mascarados), Cavalaria de GH, Torre de Geffen – Monstros razoavelmente fortes, escudos cardeados já são essenciais, armas elementais também, tente matar o máximo possível no menor espaço de tempo.

Gds não tem loot que vá te sustentar, no máximo vai dar uma graninha mas nada muito bom não. Fique esperto pra itens de quests, como os Bonecos de Gato Preto das Lori Luri. Se conseguir um grupo com priest, vá nos Raydrics até conseguir a sua carta Raydric e Khalitzburg, ambas essencias pra pvm e para mvps, solo tente ir atrás de sua carta sussuro em Geffen

8x~99 – Bathorys, High Orcs, Gd de Geffen e Payon, Minorous, Cavalaria de GH, primeiro e segundo andar de TI, Magma Dungeon, TamRuam, Último andar de Amatsu dun, Majorous, Nifflheim, Tritões, Isis – Provavelmente você já não tem problema algum com nenhum deles, tente matar sempre o máximo possível, evite ficar de 1 em 1 por muito tempo. Tente sempre ter arma cardeada + endow e se possível um suporte. Opções não faltam, citei várias, dá pra pegar o 99 sem enjoar dos mapas, basta variar.

Com sua Thara, Khalitzburg, Raydric e Sussurro que você conseguiu ao longo do seu up você não vai ter problemas com esses bichos. Lembre-se de sempre pesquisar sobre o mapa, a exemplo os Fitilhos dos Tam Ruam servirão pra uma quest futura e muita gente os vende no npc, os loots de Magma e Nifflheim servem pra quests também, fique esperto nisso que você vai fazer um bom dinheiro. Uma boa dica é visitar sempre os hotsites dos episódios futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário