Visitas

Pages

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Crônicas da Renovação - Conheçendo os Arcebispos


Olá a todos caros leitores, hoje venho falar um pouco dos Arcebispos, a evolução os sacerdotes e sumo-sacerdotes. Esta classe é famosa por sua alta colaboração no jogo, por serem a principal classe de suporte e por seus ótimos buffs. além disso os arcebispos expandem o modo de jogo e oferece tabém uma ótima criação no campo de arcebisbos de batalha e exorcistas.

Lembrando á todos que usem este post apenas como referência, pois meu desejo é reunir informações sobre as classes e não fazer guias concretos.

Tipos mais comuns de arcebispos:

Antes de mais nada, pensa na criação de seu personagem assim que começar a evoluir, principalmente depois de ter renascido....ntão começe a pensar no seu arcebispo desde aprendiz transclasse.

Full suport: O mais comum de sacerdotes e evoluções, seu papel dentro de um grupo e buffar e curar seus companheiros, vitais dentro de uma boa party, e essenciais no jogo. Na minha opinião depois do renewal ficou muito mais legal jogar de sacer, já que agora é possível fazer grupões, e antes era mais no esquema de duplas.

Exorcistas: Este tipo de AB (arcebispo), é voltado para matar principalmente demônios e morto-vivos através de suas skills de dano do elemento sagrado como judex e adoramus.

Batalha: Será aquele arcebispo que bate corpo-a-corpo utilizando-se principalmente de maças e de seus vários buffs para aumentar sua proteção, resistência e dano.

Atributos

Força: Este atributo certamente irá ser usado por arcebispos de batalha, não há muito á necessidade de força em suportes, somente se vc quiser carregar mais itens, como itens de recuperação, pois á situações mais complicadas, afinal se acabar sp, vc não cura, e se não curar...
Agilidade: Aumenta sua defesa em 1 a cada 5 pontos, aumenta sua esquiva e velocidade de ataque ideal se pensar em agilidade somente para arcebispos de batalha, ja os arcebispos de suporte não precisam muito deste atributo.

Vitalidade: Aumenta seu HP, sua defesa e resistência como também sua recuperação de hp, um atributo que deve ser maximizado por arcebispos de suporte no mínimo se fechar em +ou - 100.

Inteligência: Atributo vital na build de um arcebispo, aumenta seu poder de cura, recuperação de sp, aumenta o tempo do escudo mágico, resistência á magia e conjuração dos buffs e magias. Oferece resistência a Congelamento, Silêncio, Cegueira, Medo e Oblivion Curse (veneno de Sicário).

1 INT = +1% SP
1 INT = +2% Recuperação de SP
2 INT = +3 Ataque Mágico por Atributo
2 INT = +1 Defesa Mágica por Atributo


Destreza
: Na renovação os sacer e evoluções de suporte não precisam se preocupar tanto com a destreza, isto porque agora a inteligência também ajuda na conjuração de magias. como exorcista este atributo se torna mais importante assim como um valor bom para sacer de batalha.

1 DES = +1 Precisão
5 DES = +1 Defesa Mágica por Atributo
5 DES = +1 Ataque Mágico por Atributo
5 DES = +1 Ataque

Sorte: Um atributo que na renovação se tornou meio faz tudo, além de aumentar críticos, aumenta ataque mágico, precisão, esquiva e etc. è recomendavel qualquer classe ter um valor bom aqui.

3 SOR = +1 Ataque Mágico
3 SOR = +1 Ataque
3 SOR = +1 Precisão
5 SOR = +1 Esquiva
10 SOR = +1 Esquiva Perfeita
10 SOR = +3 Critico

Oferece resistência a Maldição, Caos e Petrificamento.

Arcebispos ganham os seguintes bônus de atributos no level 50:

Força (FOR/STR) +5
Agilidade (AGI) +4
Vitalidade (VIT) +5
Inteligência (INT) +8
Destreza (DES/DEX) +6
Sorte (SOR/LUK) +0


Dicas de Builds:

Arcebispo de Suporte

~80 Vit 80~99 Int 30~60 Dex

Arcebispos Exorcista

INT (90-100 ou mais) 70~90 Dex ~40 Vit
Sor (80-100)


Arcebispos de Batalha

FOR (70-100)
AGI (90-120)
VIT (20-50 ou mais)

INT (?)

DES (40-60)

SOR (60-90 ou mais)

Habilidades:

Judex
Tipo: Ofensiva
Pré-Requisitos: Esconjurar 1
Causa dano mágico sagrado num alvo e numa pequena área em torno dele. Seu nível de base aumenta o dano causado.

Criar Ancilla
Tipo: Ativa
Pré-Requisitos: Clementia 3
Cria uma Ancilla, uma pedra mágica. Consome uma gema azul e 30% do SP do usuário. Ao ser consumida, cada Ancilla recupera 15% do SP. Apenas três Ancillas podem ser carregadas ao mesmo tempo.

Adoramus
Tipo: Ofensiva
Pré-Requisitos: Magnus Exorcismus 1, Judex 5, Criar Ancilla 1
Causa dano mágico sagrado em um alvo único. Causa cegueira e reduz a agilidade dos alvos em um valor entre 3 e 12. Quanto maior o nível dessa habilidade, maior o número de danos. Requer uma gema azul. Caso o usuário esteja ao lado de um noviço/evoluções, o custo é cancelado, mas parte do SP desse noviço é consumida.

Clementia
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Benção 1
Conjura benção (no maior nível conhecido) em todos os membros do grupo em torno do usuário. Quanto maior o nível, maior o alcance.

Canto Candidus
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos:
Conjura aumentar agilidade (no maior nível conhecido) em todos os membros do grupo em torno do usuário. Quanto maior o nível, maior o alcance.

Sopro Divino
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Curar 1
Conjura curar (no maior nível conhecido) em todos os membros do grupo em torno do usuário. Quanto maior o nível, maior o alcance.

Epiclesis
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Criar Ancilla 1, Sopro Divino 1
Cria uma árvore sagrada numa área de 5x5 no solo por alguns segundos. No momento da evocação, essa árvore sagrada reviverá jogadores mortos em alcance. A árvore causará um aumento significativo no HP máximo dos jogadores em alcance, restaurará HP e SP a cada 3 segundos e revelará jogadores invisíveis a cada cinco segundos. Aumentar o nível dessa habilidade melhora o bônus em HP, a recuperação de HP e SP e o tempo de duração. Consome uma Ancilla e uma Água benta.

Praefatio
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Kyrie Eleison 1
Conjura Kyrie Eleison em todos os membros do grupo numa área de 18x18 em torno do usuário. A barreira durará um número de danos equivalente ao nível da habilidade, de até no máximo 30% do HP do alvo e por no máximo 120 segundos.

Oratio
Tipo: Ativa
Pré-Requisitos: Praefatio 5
Reduz a resistência contra danos do elemento sagrado a todos os alvos numa área de 15x15 em torno do usuário. Quanto maior o nível dessa habilidade, maiores as chances e melhor a redução. Alvos ficarão marcados por essa habilidade, mesmo invisíveis.

Lauda Agnus
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Graça Divina 1
Cura Sono, Atordoamento e Silêncio em todos os membros do grupo com chance variável de acordo com o nível dessa habilidade. Membros do grupo receberão um bônus entre +5 e +8 em Vitalidade por um minuto.

Lauda Ramus
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Lauda Agnus 2
Cura Congelamento, Petrificação e Cegueira em todos os membros do grupo com chance variável de acordo com o nível dessa habilidade. Membros do grupo receberão um bônus entre +5 e +8 em Sorte por um minuto.

Eucaristia
Tipo: Passiva
Pré-Requisitos: Epiclesis 1, Expiatio 1
Aumenta o ataque e resistência contra demônios e mortos vivos.

Gênese
Tipo: Ativa
Pré-Requisitos: Lauda Ramus 2
Remove efeitos ativos sobre um monstro ou membro do grupo com chance variável entre 40 e 80% de sucesso. Não remove efeitos de remoção total, proteção química total, máscaras, e espíritos.

Renovatio
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Sopro Divino 3
Por 90 segundos, recupera 3% do HP a cada 5 segundos de alvos não-malditos. Causa dano em alvos malditos baseado no nível de base do usuário.

Curatio
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Renovatio 1
Cura o alvo com potência aumentada de uma cura normal. Quanto maior o nível, mais eficiente a cura e maior o tempo de espera para usá-la novamente.

Expiatio
Tipo: Ativa
Pré-Requisitos: Oratio 5, Gemini Lumen 5
Faz com que a arma do Arcebispo ignore parte da defesa dos alvos por alguns segundos. Aumentar o nível dessa habilidade aumenta a defesa ignorada e a duração da habilidade.


Gemini Lumen
Tipo: Ativa
Pré-Requisitos: Aspersio 1
Causa um efeito no qual haverá 25% de chance de ativar uma das duas “luzes gêmeas” ao atacar fisicamente. Uma dessas luzes causará dano baseado no Ataque e a outra no Ataque Mágico. Quanto maior o nível dessa habilidade, maior a duração e dano causado pelas luzes.

Sacramentum
Tipo: Suporte
Pré-Requisitos: Epiclesis 1, Expiatio 1
Reduz o tempo de conjuração fixo em 10% por nível de habilidade durante o máximo de 180 segundos. Essa habilidade pode ser usada em si mesmo. Reduções similares no tempo de conjuração fixo não são acumulativas.

Silentium
Tipo: Ativa
Pré-Requisitos: Gênese 1
Conjura Lex Divina em todos os alvos em torno do usuário. Aumentar o nível dessa habilidade aumenta seu alcance e chance de sucesso.

Poder de Odin
Tipo: Suporte
Pré-Requisito: Apenas mediante equipamento
Nível 1: Durante 60 segundos, aumenta em +70 de Ataque e Ataque Mágico, porém reduz a Defesa e Defesa Mágica em -20 durante o efeito.
Nível 2: Durante 60 segundos, Aumenta em +100 o Ataque e Ataque Mágico, porém reduz a Defesa e Defesa Mágica em -40 durante o efeito.


Manutenção Semanal- manutenção 25/05/2011

Olá á todos, trago hoje as principais notícias da manutenção desta semana:

Notas de Manutenção

- Encerrado o evento Use ROPs e Ganhe até 24/05;

- Removido o Pergaminho de Ghostring em Thor até 24/05;

- Removidos os mapas de MVPs com PvP ativo até 24/05;

- Alteradas as opções de troca do Ovo do Mal Encarnado até 31/05;

- Removidos os consumíveis de Thor em Odin até 24/05;

- Encerrado o período 2x DROP em Odin até 24/05;

- Removido o Chapéu de Bebê Dragão até 24/05;

- Início do Evento Quest Diária do Dízimo até 31/05;

- Encerrado o evento Conquiste sua Carta Falquíria até 24/05;

- Aplicados os descontos no Ovo da Fortuna até 31/05;

- Adicionado o Chapéu da Banda Celestial;

- Adicionado o Chapéu Tiara de Runas até 31/05;

-Adicionada a Temporada de Minérios Perfeitos até 31/05;

- Alteradas as opções de troca do Oridecon Perfeito e Elunium Perfeito;

- Concluída a remoção dos itens Broca adquiridos de forma irregular em 18/02;

Remoção do item Broca

Informamos que foi concluído o processo realizado pela desenvolvedora do jogo, de análise e remoção do item Broca adquirido irregularmente através de um NPC, conforme noticiado anteriormente.

Desta forma, todas as Brocas que ainda não haviam sido adequadamente removidas por terem sido armazenadas em carrinhos de Super Aprendizes, Mercadores e Evoluções ou por terem sido obtidas posteriormente de forma indevida através de negociações entre jogadores, agora foram retiradas dos servidores.

Adicionado Oridecon e Elunium perfeito

Oridecon Perfeito [5]

Uma caixa contendo 5 Oridecons Perfeitos.
Oridecon Perfeito - Ao refinar armas +7, +8 ou +9, ela não se quebrará caso o aprimoramento falhe. Porém se falhar, cairá 1 nível de refinamento.
Peso: 1
Preço: 4.000 ROPs em Odin 5.000 ROPs em Thor

Elunium Perfeito [5]

Uma caixa contendo 5 Eluniuns Perfeitos.
Elunium Perfeito - Ao refinar equipamentos com nível de refinamento 7 ou mais, ele não se quebrará caso o aprimoramento falhe. Porém se falhar, cairá 1 nível de refinamento.
Peso: 1
Preço: 6.000 ROPs em Odin 7.500 ROPs em Thor

Adicionado Chapéu da Banda Celestial

Confira:

Chapéu da Banda Celestial

Utilizado pela Banda Marcial Gleeter, da Universidade de Juno, esse chapéu logo se tornou o terror de todos os valentões que praticam o "bullying". Isso porque a banda conseguiu realizar uma apresentação tão magnífica que impressionou até o próprio Bragi, e este, em recompensa abençoou seus uniformes com poderes sagrados. Ao realizar ataques físicos há uma chance de encantar sua arma com propriedades sagrado por 90 segundos.

Tipo: Equipamento para a cabeça

Defesa: 2

Equipa em: Topo

Peso: 20

Nível Necessário: 10

Profissões que utilizam: Todas

Preço: 6.000 ROPs em Odin 7.500 ROPs em Thor


Ganhe EXP na Quest Diária do Dízimo

Período: Até 31/05/11

Recentemente, o sacerdote Arnoldo Gullible saiu pregando pelos quatro cantos de Rune-Midgard que o Ragnarök estava chegando e que o mundo acabaria... no sábado passado!O mundo continuou de pé, mas com sua imagem manchada por um de seus sacerdotes, a Igreja de Prontera resolveu iniciar uma nova campanha para atrair a devoção dos aventureiros. Desta forma, durante o período, os aventureiros que contribuírem doando zenys para o NPC Membro da Igreja (Prontera 165, 191) serão recompensados com uma poderosa benção divina, que garantirá mais experiência, assim como bônus temporários e a chance de ganhar consumíveis de recuperação. Você pode participar dessa quest uma vez por dia com cada um de seus personagens de nível 60 à 149, e a quantia doada deve ser equivalente ao seu nível.

Adicionado Chapéu "Tiara de Runas"

Tiara de Runas

Uma tiara coberta de runas brilhantes.

Adiciona 3% de resistência a ataques da propriedade Neutro. Precisão +5.

Ao realizar ataques físicos de curto alcance, chance de recuperar 10% do dano causado em HP e 5% do dano causado em SP.

Tipo: Equipamento para a cabeça

Defesa: 5 Equipa em: Topo e centro

Peso: 40 Nível necessário: 1 Profissões que utilizam: Todas

Preço: 8.000 em Odin 10.000 em Thor

Fonte: Level Up Games Ragnarok - notícias

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crônicas da renovação - Conhecendo os Cavaleiros Rúnicos

Olá á todos, através deste post vou falar um pouco sobre os Cavaleiros rúnicos ou RK (Rune knight), a terceira classe e evolução de cavaleiros e Lords. Minha intenção não é fazer um guia,
mas apenas reunir informações sobre a classe.

Introdução

Para virar um cavaleiro rúnico é preciso atingir
o nível 99 como cavaleiro ou 99 como Lorde (sendo recomendado virar como lorde,por causa do bonus do hp,sp e habilidades). Os Rune Knight, agora montam um ferus verde, inves de um peco-peco de suas evluções passadas. A principal características dos Rk's é a produção de runas que daram ótimos buffs á classe. Os rks também se destacam por seu alto hp e habilidades de dano em área.


Builds e Atributos

Não darei aqui builds prontas, cada jogador terá que montar a sua, conforme sua preferência só vou reunir aqui o que andei pesquisando em fóruns sobre os atributos da classe.

Força: Um dos principais valores de um RK, alguns colocarão 93+7, outros 103+7, isso não contando com ekipes e buffs. Alguns aumentarão esse atributo acima de 95 para peguar bônus da poderosa espada de duas mãos, a Krasnaya.

Agilidade: Certamente o atributo que mais gera polêmica. Eu vi agi entre os extremos, alguns deixarão o atributo no 1, outros vão colocar entre 8x e 9x , e outros falam para deixar entre 3x e 4x, não mais que isso. Resumindo agi alta para rks agi, baixa para lanceiros e full espiral.

Atualmente rks de agi estão um pouco em desvantagem em relação ao vit. Isso porque sendo um rk agi vc terá que matar mais monstros 1 por 1, não mobando muito. Isto porque um mob (grupo de monstros) tiram sua esquiva, ou seja , não importa o quanto esquiva vc tenha, num mob vc sempre vai levar dano.

Desta forma, alguns recomendam, não colocar muita agi, e gastar pontos em outros atributos como vit.

Enfim, vai ao gosto de cada jogador, investir ou não neste atributo.

Vitalidade: Diria que o principal atributo de um rk, serão vistos valores entre 95+5 e 105+5 e outros que irão maximizar ese atributo. Influencia muito no sopro do dragão, habilidade que está sendo muito usada. Além claro de aumentar a resistência de um Rk.


Inteligência: Atributo muito bom de um RK, alem é claro dar mais SP e recuperação de SP, ajudará em algumas runas e influenciará em skills como sopro do dragão (claro que menos do que vit). Alguns estão utilizando um valor de 100+10, isto para não congelar na woe e no pvp, outros recomendam 90+10 ou 80+10, variando ao gosto do jogador.

Dextreza: Irá influenciar no hit, ou seja na chance de acertar. Um valor muito bom que vi é 93+7. Ma podem ser vistos 83+7, ou 103+7.

Sorte: Um atributo muito bom pós renewal, aumenta ataque, esquiva perfeita, hit e etc. Aqui são encontrados valores entre 3x e 6x. não muito mais do que isso.


Habilidades
de RK.

Encantar Lâmina
Nível Máximo: 5
Pré-Requisitos:
Perícia em Runas 2
Tipo:
Suporte
Alvo:
Aliado / Grupo / Próprio Personagem / Outros
Descrição:
Encanta magicamente a lâmina do alvo, adicionando dano mágico em cada ataque físico. Cada nível aumenta seu dano mágico. O ataque mágico do usuário melhora o bônus dado.
[Nível 1]:
Poder de Ataque Mágico: 120 + Ataque Mágico / Custo de SP: 40.
[Nível 2]:
Poder de Ataque Mágico: 140 + Ataque Mágico / Custo de SP: 45.
[Nível 3]:
Poder de Ataque Mágico: 160 + Ataque Mágico / Custo de SP: 50.
[Nível 4]:
Poder de Ataque Mágico: 180 + Ataque Mágico / Custo de SP: 55.
[Nível 5]:
Poder de Ataque Mágico: 200 + Ataque Mágico / Custo de SP: 60.

Ícone da Habilidade:

Onda de Choque
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Encantar Lâmina 3
Tipo:
Dano
Alvo:
Oponente
Descrição:
Acerta com violência sua arma ao solo para gerar uma onda de choque que machuca seus oponentes em determinadas distâncias. O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]:
Poder de Ataque 600% / Custo de SP: 30
[Nível 2]:
Poder de Ataque 700% / Custo de SP: 35
[Nível 3]:
Poder de Ataque 800% / Custo de SP: 40
[Nível 4]:
Poder de Ataque 900% / Custo de SP: 45
[Nível 5]:
Poder de Ataque 1000% / Custo de SP: 50

Revidar Dano
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos:
Encantar Lâmina Nível 2
Tipo:
Dano / Contra Ataque
Alvo:
Oponente
Descrição:
O dano sofrido pelo personagem é amplificado e usado contra seu agressor. Apesar disso, você ainda receberá metade do dano amplificado. O usuário precisa estar de frente ao atacante para poder utilizar o contra-golpe.
[Nível 1]: Dano Refletido 600% / Custo de SP: 28.
[Nível 2]:
Dano Refletido 700% / Custo de SP: 31.
[Nível 3]:
Dano Refletido 800% / Custo de SP: 34.
[Nível 4]:
Dano Refletido 900% / Custo de SP: 37.
[Nível 5]:
Dano Refletido 1000% / Custo de SP: 40.
[Nível 6]:
Dano Refletido 1100% / Custo de SP: 43.
[Nível 7]:
Dano Refletido 1200% / Custo de SP: 46.
[Nível 8]:
Dano Refletido 1300% / Custo de SP: 49.
[Nível 9]:
Dano Refletido 1400% / Custo de SP: 52.
[Nível 10]:
Dano Refletido 1500% / Custo de SP: 55.

Lança das Mil Pontas
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos:
Arpão Nível 3
Tipo:
Dano
Alvo:
Oponente
Descrição:
Habilidade exclusiva para armas do tipo Lança. Esta habilidade acerta um alvo único rapidamente em sucessivos ataques para gerar um dano alto. Possue chance de utilizar automaticamente a habilidade Lança Bumerangue. Se o usuário tiver a habilidade "Perfurar em Espiral" no máximo a habilidade receberá um bônus no dano. O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]:
Poder de Ataque 640% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 13%
[Nível 2]:
Poder de Ataque 680% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 16%
[Nível 3]:
Poder de Ataque 720% / Custo de SP: 60 /Chance de conjurar Lança Bumerangue: 19%
[Nível 4]:
Poder de Ataque 760% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 22%
[Nível 5]:
Poder de Ataque 800% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 25%
[Nível 6]:
Poder de Ataque 840% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 28%
[Nível 7]:
Poder de Ataque 880% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 31%
[Nível 8]:
Poder de Ataque 920% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 34%
[Nível 9]:
Poder de Ataque 960% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 37%
[Nível 10]:
Poder de Ataque 1000% / Custo de SP: 60 / Chance de conjurar Lança Bumerangue: 40%

Vento Cortante
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Encantar Lâmina Nível 5
Tipo:
Dano em Área
Alvo:
Oponente
Descrição: Brandindo uma enorme espada de 2 mãos, o personagem pode criar um efeito sem igual de pressão que arremessa inimigos para bem longe. Possui chance de causar o efeito [Medo] em alvos afetados pela habilidade. Elemento vento. (não precisa estar equipado com espada de duas mãos para ser utilizada). O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]: Poder de Ataque 150% / Custo de SP: 20 / Chance de causar [Medo]: 5%
[Nível 2]: Poder de Ataque 200% / Custo de SP: 24 / Chance de causar [Medo]: 7%
[Nível 3]:
Poder de Ataque 250% / Custo de SP: 28 / Chance de causar [Medo]: 9%
[Nível 4]: Poder de Ataque 300% / Custo de SP: 32 / Chance de causar [Medo]: 11%
[Nível 5]: Poder de Ataque 350% / Custo de SP: 36 / Chance de causar [Medo]: 13%

Impacto Flamejante
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Onda de Choque Nível 2, Vento Cortante Nível 3, Revidar Dano Nível 5
Tipo:
Dano em Área
Alvo:
Oponente
Descrição: O Cavaleiro Rúnico faz sua arma ficar incrivelmente quente, desencadeando uma enorme explosão que provoca dano do tipo Fogo em todos os alvos próximos. Alvos mais próximos do personagem receberão dano maior. Se arma do usuário estiver encantada com o elemento fogo o dano é aumentado em 50%. O dano da habilidade aumenta de acordo com o nível de base do usuário.
[Nível 1]:
Poder de Ataque: 400% - 300% - 200% / Custo de SP: 35
[Nível 2]: Poder de Ataque: 600% - 500% - 300% / Custo de SP: 40.
[Nível 3]: Poder de Ataque: 800% - 700% - 400% / Custo de SP: 45
[Nível 4]: Poder de Ataque: 1000% - 900% -500% / Custo de SP: 50.
[Nível 5]: Poder de Ataque: 1200% - 1100% - 600% / Custo de SP: 55

Adestrar Dragão
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos: Perícia em Montaria Nível 1
Tipo: Passiva
Alvo: Oponente
Descrição: Permite ao usuário montar um Dragão. Aumentar o nível da habilidade recupera a velocidade de ataque perdida ao utilizar montaria, aumenta o dano da habilidade Sopro do Dragão e aumenta a capacidade de carga máxima do Cavaleiro Rúnico. Enquanto montado, o usuário recebe +1 de ataque para cada nível de Pericia com Lança e as armas do tipo lança causam 100% do dano em todos os tamanhos.
[Nível 1]: Velocidade de Ataque: 60% / Capacidade de Carga: +300 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 100%
[Nível 2]: Velocidade de Ataque: 70% / Capacidade de Carga: +600 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 105%
[Nível 3]: Velocidade de Ataque: 80% / Capacidade de Carga: +900 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 110%
[Nível 4]: Velocidade de Ataque: 90% / Capacidade de Carga: +1200 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 115%
[Nível 5]: Velocidade de Ataque: 100% / Capacidade de Carga: +1500 / Bônus na Habilidade Sopro do Dragão: 120%

Sopro do Dragão
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos: Adestrar Dragão Nível 2
Tipo: Dano em Área
Alvo: Oponente
Descrição: Faz com que o dragão cuspa fogo em altas temperaturas com uma chance de causar em seu oponente o status [Ardor] provocando danos ao longo do tempo. O dano do Sopro do Dragão depende do HP e SP do usuário.
[Nível 1]: Custo de SP: 5 / Área da habilidade: 3x3
[Nível 2]: Custo de SP: 10 / Área da habilidade: 3x3
[Nível 3]: Custo de SP: 15 / Área da habilidade: 3x3
[Nível 4]: Custo de SP: 20 / Área da habilidade: 5x5
[Nível 5]: Custo de SP: 25 / Área da habilidade: 5x5
[Nível 6]: Custo de SP: 30 / Área da habilidade: 5x5
[Nível 7]: Custo de SP: 35 / Área da habilidade: 7x7
[Nível 8]: Custo de SP: 40 / Área da habilidade: 7x7
[Nível 9]: Custo de SP: 45 / Área da habilidade: 9x9
[Nível 10]: Custo de SP: 50 / Área da habilidade: 9x9

Rugido do Dragão
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Adestrar Dragão Nível 2
Tipo:
Debuff
Alvo:
Oponente / Próprio Personagem
Descrição:
O Dragão ruge de forma terrivelmente assustadora, causando o status [Medo] aos oponentes na área de alcance da habilidade. Rugir pode tambem afetar negativamente a performance do dragão.
[Nível 1]:
Chance de Causar [Medo]: 56% / Área de Efeito: 7x7
[Nível 2]:
Chance de Causar [Medo]: 62% / Área de Efeito: 9x9
[Nível 3]:
Chance de Causar [Medo]: 68% / Área de Efeito: 11x11
[Nível 4]:
Chance de Causar [Medo]: 74% / Área de Efeito: 13x13
[Nível 5]:
Chance de Causar [Medo]: 80% / Área de Efeito: 15x15

Arpão
Nível Máximo:
5
Pré-Requisitos:
Brandir Lança Nível 2
Tipo:
Ativa
Alvo:
Oponente / Aliado / Grupo
Descrição:
Habilidade exclusiva para armas do lança. O Cavaleiro Rúnico acerta o alvo a uma distancia muito grande, puxando-o na direção do usuário. Esta habilidade pode ser usada em membros do grupo, mas ainda sim causa dano. Possui alcance de 5 células.
[Nível 1]:
Poder de Ataque 100% / Custo de SP: 15
[Nível 2]:
Poder de Ataque 120% / Custo de SP: 18
[Nível 3]:
Poder de Ataque 140% / Custo de SP: 21
[Nível 4]:
Poder de Ataque 160% / Custo de SP: 24
[Nível 5]:
Poder de Ataque 180% / Custo de SP: 27

Perícia em Runas
Nível Máximo:
10
Pré-Requisitos:
Nenhum
Tipo:
Passiva
Alvo:
Próprio Personagem
Descrição:
Permite ao Cavaleiro Rúnico entender o uso e a criação de runas. Usando esta habilidade, o personagem poderá forjar runas. Quanto maior o nível da habilidade, maior a chance de sucesso de criação e maior o número de tipos de runas que podem ser criadas.
[Nível 1]: Runa Tipo - Thurisaz / Runas Produzidas: 1
[Nível 2]:
Runa Tipo - Isa / Runas Produzidas: 1
[Nível 3]:
Runa Tipo - Wyrd / Runas Produzidas: 1
[Nível 4]:
Runa Tipo - Hagalaz / Runas Produzidas: 1
[Nível 5]:
Runa Tipo - Othila / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 6]:
Runa Tipo - Uruz / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 7]:
Runa Tipo - Raido / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 8]:
Runa Tipo - Nauthiz / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 9]:
Runa Tipo - Berkana / Runas Produzidas: 1~2
[Nível 10]:
Não há Runa, somente aumenta as chances de sucesso de forjar runas / Runas Produzidas: 1~3

Comentários:

As skills variam de jogador pra jogador, em quase unanimidade estão perícia em runas 10, e sopro do dragão 10. Já lança de mil pontas, está gerando polêmica, alguns gostam da habilidade outros não, já que o dano é menor do que perfurar em espiral e não é em área.

Rugido do dragão : praticamente ninguém pegará esta habilidade, é meia ruizinha mesmo, apenas causa medo no oponente e por pouco tempo, além de diminuir o dano de sopro do dragão.

Encantar lâmina é muito boa, aumenta e muito o dano de um rk, apesar que alguns rks não usarão muito ataque meele, mas não tenho certeza se aumenta o dano de skills como perfurar em espiral.


Runas:

  • Força Titânica

Habilidade ativada pela Runa Thurisaz
Tempo de Espera entre Ativações:
Nenhum
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito:
Por 4 minutos, Força +30; Quando desferido dano físico de curta distância (sem habilidades), há uma chance de efetuar 3x o valor de seu dano em seu golpe contra o oponente. Há também uma pequena chance de quebrar sua própria arma.
Ícone da Habilidade:
Imagem da Runa:

  • Vitalidade Rúnica

Habilidade ativada pela Runa Isa
Tempo de Espera entre Ativações:
Nenhum
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito:
Por 1 minuto, Recuperação de HP proveniente de poções é aumentada em 1,5 vezes; Sua Recuperação natural de SP é interrompida e sua Recuperação de SP através de poções é reduzida a efetividade de 50%.
Ícone da Habilidade:
Imagem da Runa:

  • Explosão Rúnica

Habilidade ativada pela Runa Wyrd
Tempo de Espera entre Ativações: Nenhum
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente: 20 Runas
Efeito: Causa uma forte explosão, acertando alvos ao redor do usuário em uma área de 7x7 empurrando para longe os inimigos. Dano aumentado de acordo com a Inteligência do usuário.
Imagem da Runa:

  • Escamas Rochosas

Habilidade ativada pela Runa Hagalaz
Tempo de Espera entre Ativações: Nenhum
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente: 20 Runas
Efeito: Por 3 minutos, sua pele se transforma em uma couraça e você garante com isso uma chance de quebrar as armas dos oponentes que acertarem você. Quando você utilizar esta habilidade, irá consumir 25% de seu HP e este valor se tornará à resistência total de sua habilidade. Quando este valor chegar a zero, a efetividade da habilidade acaba. Quando usada contra monstros, os mesmos receberão ATQ –25% por 10 segundos. Este efeito não funciona em monstros tipo Chefe.
Ícone da Habilidade:
Imagem da Runa:

  • Aura de Combate

Habilidade ativada pela Runa Othila
Tempo de Espera entre Ativações:
Nenhum
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito:
Por 3 minutos, você aumenta seu próprio poder de ataque e dos membros de seu grupo. Quando usada, você ganha a quantidade de poder de ataque igual a sete vezes o número de jogadores do grupo, e cada um dos membros do grupo recebe 1/4 do valor total. Esta runa também garante um bônus de 0,5% de velocidade de ataque para cada nível de Perícia em Runas que o usuário tiver, funciona apenas para o usuário.
Ícone da Habilidade:
Imagem da Runa:

  • Regeneração Espiritual

Habilidade ativada pela Runa Uruz
Tempo de Espera entre Ativações:
Nenhum
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito:
Por 3 minutos, você recupera 60 de SP a cada 10 segundos.
Ícone da Habilidade:
Imagem da Runa:

  • Golpe Titãnico

Habilidade ativada pela Runa Raido
Tempo de Espera entre Ativações:
30 Segundos
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito:
Você utiliza o poder total de sua arma para acertar um alvo com a força máxima. Quando usado, a habilidade irá quebrar sua arma. Se utilizada com uma espada de duas mãos o dano é aumentado em 50%. O nível de Perícia em Runas influência o dano da habilidade.
Imagem da Runa:

  • Purificação

Habilidade ativada pela Runa Nauthiz
Tempo de Espera entre Ativações:
120 Segundos
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito: Quando utilizada, você será curado automaticamente de todos os debuffs no personagem e recuperar 25% de seu HP máximo, além de se tornar imune a qualquer debuff ou status negativos, exceto [Atordoamento] e [Congelando].
Ícone da Habilidade:
Imagem da Runa:

  • Escudos Milenares

Habilidade ativada pela Runa Berkana
Tempo de Espera entre Ativações:
90 Segundos
Quantidade Máxima para carregar Simultaneamente:
20 Runas
Efeito: Invoca randomicamente entre 2 a 4 escudos mágicos. Estes escudos conseguem absorver ataques físicos e mágicos e cada um deles possui HP de 1000. Os escudos bloqueiam os ataques de acordo com o HP restante de cada um e desaparecem quando o valor atinge 0 ou quando um ataque causa maior dano do que o HP restante dos mesmos.
Imagem da Runa:


Guia de criação de Runas: Forum ragnarok.


Equipamentos

Escudos

Imagem
Escudo de Torneio[1]
Aumento de 1% no dano contra todos os monstros. Quando equipado com Lança Longa, Lança de Gancho ou Lança de Caça, aumento de 1% no dano contra todos os monstros. Se usado por um Lorde, reduz a VelATQ em 5%.
Imagem
Escudo de Platina
15% de redução de dano contra monstros de tamanho médio e grande, mais 10% contra morto-vivos. 40% de chance de rebater magia por 2 segundos quando atacado com feitiços. DEFM + 5.

Imagem
Escudo de Escamas de Naga[1]
DEFM + 3. Ao sofrer dano físico, há chance de refletir o dano por 5 segundos. O dano refletido é aumentado em 3% por ponto de refinamento aplicado ao escudo.

Imagem
Escudo Farpado [1]
DEFM + 2. Aumenta em 10% a velocidade de ataque, e 5% de reflexão de dano quando usado com Chifres de Bisão.

Armas

Lanças

As melhores lanças se baseiam em maioria no uso de Perfurar em Espiral (A única skill realmente poderosa dos LKs), são elas:

Imagem
Pilares [1]
VelATQ - 10%. A DEF aumenta de acordo com o nível de refinamento.
Tipo do Item: Lança de Duas Mãos Ataque: 150 Peso: 560 Nível da Arma: 4 Nv. necessário: 70


Imagem
Lança de Caça [1]
Ignora a DEF de monstros Brutos. Chance de dropar Carne. Há chance de lançar automaticamente Ataque Vital nv. 3 ao atacar.
Se usado em conjunto com Escudo do Torneio [1], aumenta o ataque à monstros em 1%, porém, se usado por lorde, reduz a ASPD em 5%.
Tipo de Item: Lança de Uma Mão Ataque: 180 Peso: 420 Nv. da Arma: 4 Nv. necessário: 60


Imagem
Bardiche [1]
FOR + 1 , INT + 2 , DES + 1.
Tipo de Item: Lança de Uma Mão Ataque: 160 Peso: 380 Nv. da Arma: 3 Nv. necessário: 71


6.1.2. Espadas de Duas Mãos

Quando o assunto é espadas, atualmente as melhores para o uso do Perfurar em Espiral são:

Imagem
Krasnaya [3]
Se a força básica (de atributos) do usuário for maior que 95, ATQ + 25.
Tipo de Item: Espada de Duas Mãos Ataque: 200 Peso: 380 Nv. da Arma: 2 Nv. necessário: 50


Imagem
Zanbatô [1]
Crítico + 10. Destrói a armadura do inimigo se o usuário tiver FOR 80 ou mais.
Tipo de Item: Espada de Duas Mãos Ataque: 200 Peso: 350 Nv. da Arma: 4 Nv. necessário: 55


Imagem
Tae Goo Lyeon [2]
Esquiva Perfeita + 10. Se seu Nível de Classe for 70, chance de receber ATQ +50 por 10 segundos sempre que causar dano físico. Se aprimorada a +9 ou mais, reduz o tempo de conjuração e de recarga de todas as habilidades em 20%.
Tipo de Item: Espada de Duas Mãos Ataque: 250 Peso: 200 Nv. da Arma: 4 Nv. necessário: 90


Imagem
Katzbalger
VIT +10 , DEF +10.
Tipo de Item: Espada de Duas Mãos Ataque: 175 Peso: 200 Nv. da Arma: 4 Nv. necessário: 48


Armaduras

Imagem
Armadura de Brynhildr
Defesa: 120 Nível Requerido: 94 Peso: 40 Slots: 0 Refinável? NÃO
A Melhor armadura em teoria, pois possui os melhores bônus (Bônus de Hp = Nv. Base * 20, Sp = Nv. Base * 5. Atq + 10%, AtqM + 10% e DefM + 10) e a melhor defesa (bizarros 120 pontos de defesa!), além de só ter peso 40 e impedir que o usuário seja empurrado. Porém, além de não ter slot, por ser um item divino, ela facilmente se torna obsoleta, pois a quest para obtê-la é dificílima, além de poder ser superada em vários aspectos pela armadura abaixo.

Imagem
Armadura das Valquírias [1]
Defesa: 55 Nível Requerido: 1 Peso: 280 Slots: 1 Refinável? SIM
A companheira mais famosa da carta Tao Gunka. Além de possuir slot, dá +1 em todos os atributos (E pode garantir mais outro ponto, se usada com o conjunto completo das valquírias), além de ser Indestrutível.

Armadura de Diabolus [1]
Defesa: 79 Nível Requerido: 55 Peso: 60 Slots: 1 Refinável? SIM
For +2. Des +1. Max HP +150. 5% de Resistência à Petrificação e Atordoamento. Se usada em conjunto com Anel de Diabolus [1], aumenta o ATQ e o ATQM em 3%.

Imagem
Armadura de Meteo [1]
Defesa: 85 Nível Requerido: 55 Peso: 300 Slots: 1 Refinável? SIM
Para os Menos favorecidos, essa pode ser uma boa, pois além de ter slot, possui uma defesa considerávelmente alta (A terceira maior do jogo) e ainda por cima concede 30% de resistência à Congelamento e Atordoamento

Para os Full DB recomenda-se uma armadura que aumente o HP em porcentagem, como por exemplo:

Imagem
Armadura de Assalto [1]
Defesa: 57 Nível Requerido: 80 Peso: 0 Slots: 1 Refinável? SIM
Singelos +150 de HP máximo e DefM +2. Mas sua verdadeira potência é descoberta quando usada em conjunto com os outros equipamentos de campal:
"VIT + 3, HP Máx + 12%, +10% de recuperação por Cura e por itens de recuperação.
Chance de recuperar 6000 HP ao longo de 10 segundos ao ser atacado fisicamente. ". Apesar disso, quando usada com esse conjunto, causa 3x mais dano ao usuário, restringindo seu uso ao PvP/BG/WoE e à alguns grupos de monstros.


Imagem
Armadura de Goibne
Defesa: 58 Nível Requerido: 54 Peso: 350 Slots: 0 Refinável? SIM
VIT +2, Max HP +10%. Se usado em conjunto com as outras peças da armadura: VIT +5, Max HP +15%, Max SP +5%, DEF +5, DEFM +15 e 10% de resistência contra as propriedades Água, Vento, Terra e Fogo.

Ou que armaduras dêem bônus em vitalidade como:

Imagem
Armadura Vital [1]
Defesa: 75 Nível Requerido: 82 Peso: 350 Slots: 1 Refinável? SIM
VIT + 2 e DEFM + 5. Aumenta a velocidade de recuperação natural de HP em 50%. Além de possuir a 4ª Maior defesa de armaduras do jogo. Apesar disso, consegue ser mais pesada até que a Armadura de Meteo.

Ou até mesmo a própria Armadura das Valquírias.

Capas


Novamente em teoria, o melhor equipamento seria um item divino:

Imagem
Manto de Asfrika
Defesa: 40 Nível Requerido: 94 Peso: 40 Slots: 0 Refinável? NÃO
Pois além de bônus maravilhosos (30% de imunidade a ataques físicos de todos os elementos. Esquiva + 30, DEFM + 5.), ainda permite o uso de Teleporte nv1, porém esta capa também não possui slot (Assim como todos os itens divinos), o que a desmerece um pouco.


Imagem
Pedaço de Pele do Guardião [1]
Defesa: 25 Nível Requerido: 90 Peso: 40 Slots: 1 Refinável? SIM
Que além de reduzir o dano de todos os elementos em 7%, ainda tem uma defesa considerável, DefM+ 3, um slot para cartas e aumenta o SP máximo no valor do seu Nv. Base/3 + o nível de Refino * 10.
Bônus incríveis, mas que fazem o preço da capa subir mais ainda!


Imagem
Ombreira [1]
Defesa: 25 Nível Requerido: 80 Peso: 80 Slots: 1 Refinável? SIM
Não se espante, ela não dá mesmo nenhum bônus! Seu uso é somente pela alta defesa e pelo slot disponível (Além do preço baixo). Não passa de um Manteau [1] com mais defesa. Se você puder comprar uma capa melhor, não desperdice seu dinheiro nesse equipamento.

Imagem
Cachecol de Lã [1]
Defesa: 11 Nível Requerido: 55 Peso: 50 Slots: 1 Refinável? SIM
DefM + 4 .

Para os Lordes AGI há também outras opções de capa, como:

Imagem
Pele de Ventus [1]
Defesa: 7 Nível Requerido: 60 Peso: 25 Slots: 1 Refinável? SIM
DEFM + 2, HP Máx + 200, Esquiva + 10. Ótima substituta para quem não tem condições de obter uma Pele do Guardião. Pode, inclusive, até ser útil para outras builds de lorde.

Imagem
Insígnia do Cavaleiro [1]
Defesa: 13 Nível Requerido: 55 Peso: 50 Slots: 1 Refinável? SIM
AGI + 2. Esquiva + 10 quando usado com Botas Pretas de Couro. Companheira inseparável das Botas de Couro, além do bônus de esquiva, pode ser usada para fechar aqueles pontos de agilidade que estavam faltando na sua build.

Calçados

Aqui se repete o que acontece nos tópicos anteriores. O melhor item é um item divino.

Imagem
Sleipnir
Defesa: 40 Nível Requerido: 94 Peso: 350 Slots: 0 Refinável? NÃO
Difícil de conseguir e sem slots, quase nunca é visado para fechar uma build, apesar de ser o melhor Godly na relação custo/benefício dos três, pois dá +20% de HP e SP máximo além de +15% de recuperação de SP, +10 de Defesa Mágica e um aumento permanente na velocidade de movimento.


Imagem
Bota de Diabolus [1]
Defesa: 15 Nível Requerido: 1 Peso: 25 Slots: 1 Refinável? SIM
O calçado mais popular entre todos atualmente. Aumentam o HP máximo em 10x o Nível Base (150x10=1500 de aumento de HP total), além de possuir slotde poder fazer combo com o Manteau de Diabolus, garantindo mais 6% de bônus de HP máximo.

Imagem
Sapatos Divergentes (É altamente recomendado que NÃO seja refinado!!)
Defesa: 13 Nível Requerido: 85 Peso: 50 Slots: 0 Refinável? SIM
Outra opção também útil. Dão os mesmos 20% de HP e SP Máximos do Sleipnir e são mais baratos, porém, também não possuem slots, além de perderem seu bônus de hp/sp no proporcionalmente ao nível de refino.

Para os que não estão "defecando zenys", algo mais em conta poderia ser:

Imagem
Botas de Couro Preto [1]
Defesa: 16 Nível Requerido: 55 Peso: 50 Slots: 1 Refinável? SIM
AGI +1 (AGI +2 se for refinado em +9 ou +10) e que ainda podem fazer combo com a Insígnia do Cavaleiro

ou

Imagem
Sapatos da Maré [1] (Que só tem utilidade em conjunto com o Cachecol de Lã [1])
Defesa: 13 Nível Requerido: 55 Peso: 30 Slots: 1 Refinável? SIM
Em conjunto, dão +5% de recuperação de HP e +10% de HP Máximo.

Acessórios

Os Acessórios variam muito dependendo da Build, mas chega-se à um consenso em que, até agora os melhores acessórios com slots disponíveis são:

Imagem
Broche de Bradium [1]
Defesa: 0 Nível Requerido: 60 Peso: 20
Esquiva +4. Agi +1 e Velocidade de Ataque +2%.
Voltado para os Lordes que valorizam a ASPD.


Imagem
Anel de Bradium [1]
Defesa: 0 Nível Requerido: 60 Peso: 20
Vit +1. For +1. Ataque +2% contra todos os tipos de monstros.
Na minha opinião, vale mais a pena que o broche. Além do Bônus de força e vitalidade (Atributos altos em um Cavaleiro Rúnico), causa 2% de dano a mais (Tanto contra monstros normais quanto MVPs), que são calculados no dano final, ou seja, também alteram o dano de Perfurar em Espiral e Sopro do Dragão.



Imagem
Anel da Pedra do Olho [1]
Defesa: 0 Nível Requerido: 70 Peso: 10
Taxa de Crítico +2%. SP Máximo +25. Mais baratos e relativamente razoáveis, mas não fazem nada de incrível.

Ou talvez o combo de acessórios da Batalha Campal:

Imagem
Medalha de Honra (Espadachim/Mestre Taekwon)
Defesa: 1 Nível Requerido: 70 Peso: 0
ATQ + 5%, ATQM + 5%. Precisão + 10. HP Máx + 500. SP Máx + 50.
Adiciona 1% de chance de causar Atordoamento no inimigo ao atacar fisicamente
.


Imagem
Anel Glorioso
Defesa: 0 Nível Requerido: 81 Peso: 0
HP Máx + 300. +10% de resistência contra os elementos FOGO, ÁGUA, TERRA e VENTO. ASPD + 5%. 3% de redução do Tempo de Conjuração. Aumento de 5% no efeito da habilidade Cura.
Se equipado com Medalha de Honra, ATQ + 5%, ATQM + 3%. Mais 5% de bônus no efeito da havilidade Cura.


Se você não possuir nenhum desses itens, uma boa pedida também é usar o sinal.

Imagem
O Sinal
Defesa: 0 Nível Requerido: 0 Peso: 0
ATQ+ 5% e ATQM+ 5%. Este acessório, obtido por meio de uma quest de mesmo nome, tem mais utilidade para um roleplay do que para uma batalha real, ainda assim, possui um bônus bastante razoável, porém, é razoavelmente difícil de se obter.
Link
Vídeos:


Abaixo segue o link de dois vídeos bem legais feita pelo site Ragnatales, mostrando a crição de um rk vit e um rk agi.

Vídeo 1: http://youtu.be/vdIPtGxUXJc
Vídeo 2: http://youtu.be/xZyJUrge21Q
Vídeo 3: http://youtu.be/iFV_9YrsNpw


Links: O Grande Guia do Rk: Forum Level up Games Ragnarok.



Por enquanto é isso caro leitores, ajude também nas informações desta classe, deixe seus comentários abaixo.

Até logo.