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sexta-feira, 27 de março de 2009

Deixe de ser Noob!

olá a todos, resolve fazer este post para todos os marinheiros de primeira viagem de raganarok,pois como sabem ao entrar pela primeira vez no bro logo recebemos o honorario titulo de noob, para muitos parece uma ofença, algo como "idiota", mas naum ligue, este termo na verdade teria melhor significado algo como "aquele que naum conhece", que naum tm conhecimento, e sei que fizemos grandes burradas, como estragar nosso personagem colocando atributos errados...

portanto explicarei algumas coisas para vc naum fazer feio e darei alguma dicas para se curar da sindrome da noobice!


O significados de alguns termos, gírias....etc;

Woe: war of emperio (guerra do emperium, no qual os clãs de ragnarok, disputam em guerras o controloe de castelo.

GDE: guerra do emperium(sigla brasileirada): ver woe.

boot: personagens(jogadores que usam programas ilegais para jogar).

lol: significa surpresa,espanto.

char: seu personagem.

k e kk's: o dinheiro do jogo (zennys) 1000=1k e 1000000=1kk

afk: longe do teclado, o char está off( o jogador naum está jogando, apenas o char está on(online).

kkkkkkkkkkkkkkkk: signigica risos.

slave: significa um personagem dar suporte, cura buffs etc...sem dividir xp, geralmente sacerdotes vendem este serviço por em média 200k-300k a hora.

leech: serviço no qual um personagem mata montros para dar xp a outro personagem que está sentado.(em grupo).

xp: experiência.

loot: os itens que são pegos dos monstros.

drop: os itens que cai dos monstros.

buffs: habilidades que benefeciam seu personagem, dadas geralmente pos sacerdotes.

trade: negociação.


Dicas Importantes:

- Antes de criar seu personagens (se possivel), pesquise sobre a classe para ver quais são os melhores atributos para vc colocar, nada pior q ter um char lv 60 e descobrir que está todo errado,

- Não fique pedindo zenys nas cidades, vc atestata o certificado d noob, va caçar!, se quer ir pra outra cidade guarde os teletransporte ao fazer pots de aprendiz.

-Não fique chamando os outros de noobs, ainda mais c vc for uma classe 1, certamente o noob é vc.

- Pesquise os itens, mapas, equipamentos que vc quér antes de sair pedindo por aí.

- Torne a vida do rag mais facil, naum fique soltando galho seco(gs) para enxer de monstros fortes os mapas e fazer todo mundo morrer.

- Não fique jogando dinheiro fora comprando tudo o que é cacareco que ver.

- Atenção! cartas são valiosas, ao pegar uma naum venda no npc por 20z. pesquise seu preço antes d vendelas.

- não fique gritando por ajuda, faça um chat e espere.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Conheça o ragnarok renewal!

A gravity na coréia lançou, se naum me engano, ano passado um projeto de testes de personagens, que muito mais q isso vai renovar todo o esquema de joga futuramente. Desta maneira muitas coisas vão mudar como o sistema de atributos e esquema de armas, como também a implantação das classes 3, isso mesmo!; a evolução das classes que conhecemos, este novo esquema de jogo ira ser implantado nos servidores oficiais pelo mundo inteiro depois que acertarem todo o esquema de jogo e as classes 3.1 e 3.2. Isso obrigará a todos nós reaaprender tudo novamente, ja que builds que conhecemos naum iram funcionar muito bem.....

Bom, conheça algumas mudanças.........

Nos atributos...será diferente, veja:

Status principais:


  • FORÇA:
  • Cada ponto em força aumenta seu status ataque físico em 1.2
  • Cada 5 pontos em força aumentam sua status def em 1.


  • AGILIDADE:
  • Cada ponto em agilidade aumenta sua esquiva em 1.
  • Cada 4 pontos em agilidade aumentam sua ASPD em 1.
  • Cada 5 pontos em agilidade aumentam sua status def em 1.


  • VITALIDADE:
  • Cada ponto em vitalidade aumenta seu MaxHP em 1%.
  • Cada ponto em vitalidade aumenta a efetividade de poções que recuperam HP em 2%.
  • Cada 2 pontos em vitalidade aumentam sua status def em 1.
  • Cada 5 pontos em vitalidade aumentam sua status Mdef em 1.


  • INTELIGÊNCIA:
  • Cada ponto em inteligência aumenta seu status Matk em 1.5
  • Cada ponto em inteligência reduz em 0.2% a parte variável do cast.
  • Cada ponto em inteligência aumenta seu MaxSP em 1%.
  • Cada 2 pontos em inteligência aumentam sua status Mdef em 1.


  • DESTREZA*:
  • Cada ponto em destreza aumenta sua precisão em 1.
  • Cada ponto em destreza reduz em 0.4% a parte variável do cast.
  • Cada 4 pontos em destreza aumentam sua status Mdef em 1.
  • Cada 5 pontos em destreza aumentam sua status Matk em 1.
  • Cada 10 pontos em destreza aumentam sua status Atk em 1.
  • Cada 10 pontos em destreza aumentam sua ASPD em 1.


  • SORTE:
  • Cada ponto em sorte aumenta seu crit em 0.3
  • Cada 3 pontos em sorte aumentam sua status Matk e status Atk em 1.
  • Cada 3 pontos em sorte aumentam sua precisão em 1.
  • Cada 7 pontos em sorte aumentam sua esquiva em 1.
  • Cada 10 pontos em sorte aumentam sua esquiva perfeita em 1.


  • NÍVEL DE BASE:
  • Cada nv upado aumenta sua precisão e sua esquiva em 1.
  • Cada 4 nvs upados, seu status Atk e status Matk aumentam em 1.
  • Cada 6 nvs upados, sua status def e status Mdef aumentam em 1.


Outros status:


  • Poder de ataque (ATK)
  • Mostrado na janela como "Status ATK + Equip ATK".
  • Poder de ataque adquirido pelo seu atributos que afetam o status ATK, e sua arma afeta o equip ATK.
  • Cartas e equipamentos que afetam ou aumentam seu poder de ataque só aumentarão seu equip ATK.


  • Ataque Mágico (MATK)
  • Mostrado na janela como "Status Matk + Equip Matk".
  • Ataque Mágico adquirido pelos seus atributos que afetam o status Matk, e sua arma afeta o equip Matk.
  • Todas as armas agora possuem um único ataque mágico o qual afeta seu equip Matk quando equipado.
  • Cartas e equipamentos que afetam ou aumentam seu ataque mágico só aumentarão seu equip Matk.


  • Defesa (DEF)
  • Mostrado na janela como "Status Def + Equip Def".
  • Defesa é aumentada pelo seus próprios status, e equip def é adquirida pelas propriedades de seu equipamento e sua taxa de refinamento.
  • Defesa reduz diretamente o poder de ataque do alvo contra você. Entretanto equip def reduz o dano mais que atributo defesa.


  • Defesa Mágica (MDEF)
  • Mostrado na janela como "Status Mdef + Equip Mdef".
  • Status Mdef é adquirida pelos seus atributos, e Equip Mdef pelos seus atuais Equipamentos e Cartas.
  • Defesa Mágica reduz diretamente o Ataque Mágico do alvo contra você. A redução de Equip Mdef torna-se um redução maior em % da redução total.


  • Velocidade de Ataque (ASPD)
  • Velocidade de ataque é mostrado em valor numéro, o qual representa uma Velocidade de Ataque inalterada desde antes do renewal patch. Conforme esse número vai se aproximando de 200 seus ataques tornam-se cada vez mais rápidos (190 representa 5 ataques por segundo)
  • Velocidade de Ataque varia de classe para classe, e é afetado pelo tipo de arma que vocês estiver usando, seu Level, Agi e Dex, e é reduzida quando se equipa um escudo.
  • Status e Equipamentos que afetam a ASPD modificam ela diretamente pelo valor em vez da %. Por exemplo, Rapidez com duas mãos te dará +5 aspd.
  • Equipando escudos você terá uma redução de 5 na sua ASPD.


  • Precisão (HIT)
  • Mostrado na janela como "Status Precisão + Equip Precisão".
  • A precisão básica é 175, e é aumentada pelo seu level, Des e Sor.
  • Status Precisão e Equip Precisão afetam sua taxa de Precisão igualmente.


  • Esquiva (FLEE)
  • Mostrado na janela como "Status Esquiva + Equip Esquiva".
  • A Esquiva básica é de 100, e é aumentada pelo seu level, Agi, e Sor.
  • Status Esquiva e Equipamento Esquiva afetam sua taxa de Esquiva igualmente.


  • Precisão Final
  • A habilidade de acertar ou esquivar de um alvo fisicamente é baseada na taxa de Precisão e Esquiva entre você e o alvo.
  • Se sua Precisão é maior que a esquiva do alvo, fica crescentemente difícil de esquivar-se. O oposto também, se o oponente tem Esquiva maior do que sua Precisão, você terá dificuldade em acertá-lo.


  • Tempo de Conjuração
  • Tempo de Conjuração agora é composto de duas partes: uma fixa e outra variável.
  • Tempo de Conjuração Fixa não pode ser reduzida por nenhum meio, e representa o mais rápido que a habilidade pode ser conjurada.
  • Tempo de Conjuração Variável é diminuída pela sua Des e Int, como também por equipamentos e habilidades como Suffragium.
  • O Tempo de Conjuração Fixo e Variável varia de habilidade para habilidade, classe para classe. A mesma habilidade pode ter diferentes tempos de Conjuração para classes diferentes, Ex: O Tempo de Conjuração Fixa de uma Nevasca 10 de um Bruxo pode ser diferente da de um Desordeiro.


  • Taxa de Acerto Crítico (Crit)
  • Sua Taxa de Acerto Crítico é calculada como era antes, e representa uma % de um acerto crítico no alvo, afetada por Sor e Equipamentos.
  • A Taxa de Acerto Crítico é reduzida pela Sor do alvo, e reduzida se o alvo tem level maior que o seu.
  • As armas do tipo Katar dobram a chance de Acerto Crítico em um alvo.


  • Esquiva Perfeita (pDodge)
  • Esquiva Perfeita não é mais mostrada na janela de atributos.
  • Entretanto Esquiva Perfeita funciona da mesma forma que antes, Esquiva Perfeita tem um chance em % de esquivar de (não habilidade) ataque físico.
  • Esquiva Perfeita é aumentada conforme sua Sor for maior e equipamentos específicos.


  • Acerto Perfeito (pHit)
  • Acerto Perfeito não é mostrada na janela de atributos.
  • Acerto Perfeito é uma direta chance em % de acertar o alvo, apesar de sua tava de precisão e esquiva.
  • Acerto Perfeito só pode ser ganha por equipamentos específicos.


  • Pra quem está curioso, o cast fixo das magias é de 20%.


    Mudanças no UP:
  • Jogadores recebem bônus por lutar com monstros do mesmo nível ou de níveis ligeiramente maiores.
  • Quando um monstro/jogador enfrenta um adversário de nv inferior, ele recebe bônus na precisão, critical e dano, enquanto o de nível inferior sofre penalidade na esquiva, defesa e defesa mágica. O bônus/penalidade aumenta conforme a diferença de níveis.
  • Caso seu nv seja abaixo do monstro que você está enfrentando, você recebe um bônus na experiência. +1% por nível acima do seu, e +10% caso o monstro seja 5 nvs acima do seu.
  • Um jogador/monstro que está sendo atacado por um alvo de nível inferior recebe um bônus na defesa.
  • A penalidade de dano, esquiva e precisão é de 6%/nível.
  • Conforme a distância do seu nv com a do adversário aumenta, fica cada vez mais impossível causar dano/acertá-lo.
  • Caso você seja 5 ~ 8 nvs ACIMA do nv do monstro, você recebe penalidade na XP.
  • Caso você seja 5 nvs acima do monstro, a penalidade é de 50%, aumentando em 10%/nv, num máximo de -80%.
  • A tabela de experiência mudou DRÁSTICAMENTE.
  • A XP necessária para upar foi reduzida.
  • Você alcançará Job 50 como primeira classe perto no nv 50, e Job 50 de segunda classe entre os nvs 85 ~ 90.



  • TABELA DE EXP:
  • level 1 - 550 exp
  • level 3 - 1500 exp
  • level 4 - 2200 exp (porings valem 30 exp)
  • level 5 - 3200 exp (fabres valem 60 exp)
  • level 7 - 4200 exp (zangões valem 90 exp)
  • level 9 - 5000 exp (zangões valem 80 exp)
  • level 10 - 5500 exp
  • level 11 - 6000 exp (rockers valem 114 exp)
  • level 12 - 6100 exp
  • level 13 - 6350 exp
  • level 15 - 7350 exp
  • level 17 - 8400 exp
  • level 23 - 12000 exp
  • level 34 - 23000 exp (coco valem 312 exp)
  • level 35 - 24000 exp
  • level 36 - 26000 exp
  • level 37 - 27500 exp
  • level 38 - 29000 exp (senhoras orcs valem 445 exp)
  • level 49 - 50500 exp (orcs zumbi valem 470 exp)
  • level 63 - 77000 exp
  • level 65 - 84000 exp
  • level 68 - 95000 exp (argiopes valem 1053 exp)
  • level 71 - 140000 exp
  • level 86 - 600000 exp (soldados valem 1775 exp)
  • level 87 - 680000 exp
  • level 98 - 4000000 exp
  • A XP para transclasses é exatamente o dobro da de classes normais.
  • Informações sobre os monstros do Renewal podem ser encontradas AQUI


  • MUDANÇAS NOS MAPAS
  • Os mapas a seguir foram mudados temporariamente ou permanentemente. Nos testes, os portais de acesso a esses mapas não existem e a Gravity marcou esse mapas como removidos:
  • gef_fild12
  • gef_fild14
  • pay_fild05
  • pay_fild11
  • cmd_fild05
  • yuno_fild05
  • yuno_fild10
  • hu_fild03
  • hu_fild07
  • ein_fild02
  • ein_fild10
  • ra_fild02
  • ra_fild07
  • ra_fild09
  • ra_fild10
  • ra_fild11
  • ra_fild13
  • ve_fild01
  • ve_fild05
  • um_dun01
  • um_dun02
  • A Vila de Umbala agora conecta diretamente com as raízes da árvore de yggdrasil.
  • O mapa ein_fild01 agora se conecta com ein_fild03.
  • O mapa ve_fild04 agora se conecta com ve_fild06.
  • A entrada da dungeon Formigueiro Infernal mudou de moc_fild20 para cmd_fild08.
  • Alguns dos mapas removidos foram re-adicionados, porém TODOS estão completamente vazios.


  • Observações:
  • *Com arcos, instrumentos e armas de fogo, a destreza é tratada como se fosse força no quesito de aumentar Atk.
  • Caso algo não esteja escrito aí em cima, é porque não foi alterado. Por exemplo, SOR/VIT/INT continuam dando resistência a seus respectivos status, na mesma % de antigamente


Balanceamento de Habilidades


Noviço

    Cura
  • A quantidade curada mudou, agora o valor é baseado no seu Matk.
  • Agora a cura não tem um valor fixo, e sim uma variação determinada por seu nível e seus atributos.
  • Modificadores que afetam a cura ainda funcionam igual antigamente.


Mago

    Escudo Mágico
  • Quando o escudo mágico bloqueia o número total de ataques, um novo não poderá ser colocado no local por alguns segundos.

    Lanças de Fogo/Gelo & Relâmpago
  • Tempo de conjuração caiu em aproximadamente 50%.


Cavaleiro

    Velocidade com duas Mãos
  • Velocidade com duas mãos agora aumenta sua ASPD em um valor fixo, e não em uma porcentagem como antigamente.


Sacerdote

    Suffragium
  • Agora reduz apenas a porção variável do tempo de conjuração.

    BSS
  • Permite ataques de jogadores encantados com BSS ignorar a defesa de mortos-vivos/demônios não sei se funciona contra MVPs

    Esconjurar
  • Fórmula da chance de sucesso foi mudada.
  • Ao falhar, Esconjurar é um ataque mágico de propriedade sagrado influênciado pelo seu Matk.


Bruxo

    Chuva de Meteoros
  • O dano foi aumentado

    Ira de Thor
  • O dano foi aumentado

    Nevasca
  • O dano foi aumentado.
  • Chance de congelar mudou, agora é chance por acerto. No nível 1, cada acerto tem 25% de congelar o oponente, a chance aumenta em 5%/nível, totalizando 70% de congelar por acerto no nível 10. Curiosidade: A atual nevasca não congela SEMPRE, a cada 3 acertos ela tem uma chance de 150% de congelar. Alguém com muitos equipamentos de resistência poderia resistir ao congelamento, mesmo sem cavalo-marinho.

    Fúria da Terra
  • O dano foi aumentado.


Ferreiro

    Adrenalina Pura
  • Agora aumenta a ASPD em um valor fixo, e não em porcentagem.


Templário

    Crux Magnum
  • Crux Magnum é influênciada por ambos, atk e matk do usuário.
  • O dano da Crux Magnum é reduzida por uma combinação da DEF e da DEFM do oponente.

    Rapidez com Lança
  • Agora aumenta a ASPD em um valor fixo, e não em porcentagem.


Monge

    Impacto Oculto
  • Impacto Oculto é influênciado por (status + equip) atk e a Equip DEF do oponente.

    Corpo Fechado
  • Agora reduz o dano à 1/10, ao contrário de modificar a DEF e MDEF para 90. Desde que chegou Rondel eles foram ficando mais raros. Na teoria, é a mesma coisa, na prática, agora ataques que ignoram a defesa/rondel não serão mais úteis contra Monges


Alquimista

    Terror Ácido
  • Terror Ácido agora é influênciado por (status + equip)atk e a VIT do oponente.
  • Agora causa apenas 50% do dano contra chefes.

    Fogo Grego
  • Fogo Grego agora é influênciado por (status + equip)atk.

domingo, 22 de março de 2009

Guia de Odaliscas


Odaliscas

No level 40 ou 50 como arqueira vc tem duas opções para virar uma classe 2, e odalisca é uma delas!

Construindo sua build

Primeiro tenha em mente o que você vai querer ser, odalisca de batalha, suporte, híbrida, pvp, mvp, woe defesa, woe ataque e etc! Pense nas habilidades que vão ser importantes para o que você irá fazer, e os atributos necessários para isso. Se você ainda não está acostumado com o mundo das odaliscas, leia e pesquise bastante para não ter que refazer seu personagem depois. Então pense bem, e de preferência use uma calculadora para te ajudar.
Eu vou dar alguns exemplos que eu considero básicos, mas não digo que todas são perfeitas ou as melhores, porque isso varia de pessoa pra pessoa. Se você ler outros guias vai ver que cada um aponta cada tipo de build com atributos um pouco diferentes ou até muito diferentes.

Os atributos não estão contando com habilidades(Concentração, Benção e etc), bônus e nem equipamentos!

Odalisca de Batalha / Híbrida - Builds mais viradas para o PvM, onde você pode esquivar e até mesmo solar, upando muito rápido e fácil. Você pode equipar um arco e descer a rajada em todos monstros ou equipar um chicote, dançar e bater. Terá vitalidade baixa ou quase nula, e inteligência razoável. Será uma caçadora mais fraca, sem traps, sem falcão e que dança.

For 1
Agi 90~99
Vit 1
Int 9~30
Des 90~99
Sor 1

For 1
Agi 80~99
Vit 1~40
Int 9~30
Des 90~99
Sor 1

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Dança(10), Estilingue(5), Escândalo(5), Dança do Ventre(3), Não me Abandones(10), Dança Cigana(10), Banquete de Njord(5), Rufar dos Tambores(5). Habilidades mais direcionadas para suporte de grupo.

Crítico – Uma build rara! Bastante agi e des, e quantidade razoável de sorte para dar crítico e esquiva perfeita. Bote um pouco de vit e você pode participar de WoEs, peça Glória a algum sacer, e comece a bater dando críticos, use Beijo da Sorte buffando um emp breaker muito bem e abuse de Não Me Abandones. Só não esqueça que habilidades não dão danos críticos, e enquanto você dança não pode bater normalmente, só usar Estilingue. Nunca testei, e nunca vi ninguém com essa build então... Não tenho certeza da eficiência.

For 1
Agi 80~90
Vit 1~40
Int 9
Des 80~90
Sor 40~50

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Dança(10), Estilingue(5), Escândalo(5), Dança do Ventre(5), Não me Abandones(10) e Beijo da Sorte(10).

Odalisca Batalha/Suporte - Híbrido Você vai ser tão bom de suporte quanto de batalha. Terá um dano bom, uma velocidade de ataque boa, uma esquiva razoável, vitalidade alta e inteligência suficiente dar bastantes rajadas e dançar. Será um faz tudo, que se dará bem em qualquer situação. Mas lembre-se, essa build nunca será melhor em MvP, WoE, PvM e etc do que as builds específicas.

For 1
Agi 40~70
Vit 80
Int 30~40
Des 80~90
Sor 1

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Dança(10), Estilingue(5), Escândalo(5), Dança do Ventre(5), Sibilo(10), Não me Abandones(10), Beijo da Sorte(10), Dança Cigana(10), Lamento de Loki(1), Rufar dos Tambores(5)... Como você é um faz tudo, escolha de acordo com o que você acha que vai fazer mais. MvP, PvM, Woe...

Odalisca de SuporteA Principal característica das builds de suporte é o valor alto de vitalidade e baixa/nula agi, uma destreza razoável e inteligência suficiente pra usar habilidades. E por que vitalidade alta? Porque você é uma odalisca de suporte, ou seja, vai dançar bastante! Suas músicas não podem parar, e em WoE você precisa sobreviver. Algumas builds com força pra chars que são virados totalmente pra WoE. Há ainda build de suporte para ser upada somente com leech, bem hardcore =P

For 1
Agi 20~40
Vit 80~99
Int 40~60
Des 70~90
Sor 1

For 1
Agi 1
Vit 99
Int 65~75
Des 65~75
Sor 9

For 40~60
Agi 1
Vit 99
Int 30~40
Des 65~75
Sor 9

For 70~80
Agi 1
Vit 99
Int 40~60
Des 1
Sor 9

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Dança(10), Estilingue(5), Escândalo(5), Dança do Ventre(5), Não me Abandones(10), Beijo da Sorte(10), Dança Cigana(10), Lamento de Loki(1), Ode a Siegfried(5). Habilidades direcionadas para WoE.

Slave É a build feita somente para ajudar os outros a upar, os atributos bote do jeito que você preferir, de um jeito melhor para upar ou pra melhor melhorar os efeitos das habilidades. Isso é o de menos já que você não vai querer ir até 99 com esse personagem.

Fonte: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/p/16428/113301.aspx#113301

Guia de Bardos

O Bardo

Dizem que as músicas acalmam a alma. Se for esse o caso, então os bardos são sem dúvidas muito importantes. Como personagem de suporte, o Bardo pode ajudar a elevar a moral do grupo e muito mais!

A classe dos Bardos chega juntamente com Juno para ser mais uma alternativa de evolução para quem é arqueiro. Desta forma, caberá a ele decidir se irá evoluir para Caçador ou para a nova classe 2-2.

Como classe de suporte, o Bardo concentra-se em cantar para dar moral aos membros do grupo na luta contra os inimigos, embora eles possuam as habilidades de um arqueiro e possam lutar também. Com as suas músicas, belas e mortais, o Bardo é uma boa escolha se você quiser um ótimo contador de histórias e um habilidoso cantor.

Após triunfar em suas aventuras por Rune-Midgard, quem sabe ele não cria um canto para passar suas


Sugestões de Builds:

Builds de Bardo

Builds de Batalha

A build Dex/Agi:”

8x~9x Dex

8x~9x Agi

1x~2x Int

1 Str

1 Vit

1 Luk

Essa build é uma build de Caçador sem armadilhas, falcão, ASPD menor que canta e congela. Essa build é feita para PvM, para se upar e renascer rápido, mas a falta de Vit significa que você vai morrer rapidamente em WoE.Pode-se adicionar um pouco de Int para o SP,pois upa-se basicamente na Rajada de Flechas.

“A Build Agi/Dex/Vit:”

8x~9x Dex

7x~8x Agi

5x~6x Vit

1 Str

1 Luk

1x Int

Usa instrumentos pra bater, na “paulada”, a Dex e a Agi são para o combate, logicamente, e a Vit é para se poder tankar os ataques que você vai levar, afinal de contas você vai no corpo-a-corpo, é uma build 4Fun, pois não vai upar tão bem quanto as outras e não vai ser grande coisa durante a WoE.

“A Build Int/Dex”

9x Dex

9x Int

9 Agi

1 Str

1 Vit

1 Luk

É uma build totalmente 4Fun e serve também para se pegar o “Instat Cast”, serve também para se atacar com os pergaminhos (aqueles “Lanças de Fogo nível 5”) e a Guitarra Elétrica, que permite o uso de Trovão de Júpiter nível 1, lembre-se que essa não é uma build daquelas fáceis ou baratas de se fazer, faça apenas se tiver a disposição e o dinheiro necessário.

Builds de Suporte.

“A build de suporte para WoE:”

9x Vit

2x~4x Str

3x~4x Int

7x~9x Dex

1 Agi

1 Luk

A build para WoE mais básica e na minha opinião, a melhor, Força para se carregar poções (acredite, você vai precisar), Int para um bom SP, Vit para ter bom HP e agüentar o máximo que puder e a Dex para se poder solar e ter um Bragi bom

“A build de suporte para WoE – Hardcore”

9x Int

9x Vit

5x Dex

9 Luk

1 Agi

1 Str

Essa é uma build da qual eu não gosto, mas que funciona para algumas pessoas, é para quem não vê o porquê de muita Dex em uma build de suporte e quer mais SP. Não é uma boa idéia, pois com um pouco de habilidade você nunca ficará sem SP e sem Dex seu Bragi ficará pior. Além de que o Up se tornará mais difícil.

Builds de Menestrel

Builds “faz-tudo”

“A build mais comum e útil”

9x Dex

8x~9x Vit

3x~4x Int

2x~3x For

1 Luk

1 Agi

Essa é a build mais comum, mais usada e ao mesmo tempo mais bem-feita para Menestrel, dano alto em PvM e MvP (diz um amigo meu:”Um Creator que não gasta AD”) e dano muito bom em PvP e WoE também, apesar de ser “nerfado” nesses dois últimos casos, porém ainda se quebra o galho muito bem.Recomendo essa build à todos.

A build Mal-exemplo”

9x Dex

8x Agi

3x Int

3x~4x Vit

1 For

1 Luk

Build meio louca… ela é uma que pode até funcionar, mas não tão bem quanto à outra, essa Agi seria para compensar o delay do AV (com a esquiva alta sofreria menos dano), porém, se pensar melhor, com a Vit baixa acabaria tendo o mesmo resultado, afinal se sua esquiva não funcionar você pedala facilmente, não recomendo essa build, porém tenho que ser imparcial e coloca-la aqui também, gosto é gosto.


Comportamento em PvM/PvP/MvP/WoE

Certo, certo, você está quase lá, mas você também precisa saber o que fazer, enquanto estiver upando, em MvP, no PvP ou na WoE. Nada muito difícil de decorar, apenas lembre-se disso enquanto joga.

PvM

Nada mais, nada menos que o ato de “upar”, ou seja, derrotar monstros e assim ganhando experiência para evoluir. Siga essas dicas para tirar o máximo disso:

Solo:

Quando estiver solo, é tudo muito mais simples, com monstros parados (Plantas Carnívoras, Pessegueiras e etc) é só ficar batendo até que morra, se vir algum monstro mais forte se aproximando (como algum monstro solto por Galho Seco ou as Borboletas Sanguinárias que tem no mapa das Pessegueiras) apenas fuja, use esconderijo ou tele.

Agora, com monstros que se mechem, complica um pouco, você terá que fazer o chamado “Hit – and –run” que significa “bater e correr”, use Rajada, corra, Rajada, e assim vai, nada muito complicado, caso junte um mob, apenas use Piada Infame, Voz Dolorosa ou tele.

Em Party:

Bardos se dão muito bem em partys, seja em lugares de nível alto, como Biolab, Vulcão de Thor, Juperos (não mais...) e outros, a função é simples e única: Tocar Bragi, em alguns casos, de partys realmente grandes, há outra coisa a se fazer, que é tocar Banquete de Njord com uma Odalisca, e também “bugar” Bragi e Banquete, que consiste em o Bardo e a Odalisca usar Bis ao mesmo tempo, fazendo com que as duas músicas saiam, ou que o Bardo faça o “switch” de equips rápido o suficiente para que a música “bugue” possibilitando o uso de Bragi e Banquete ao mesmo tempo, o problema é, que nesses lugares, sempre há àquelas horas problemáticas, onde um monstro muito forte aparece ou que alguém da party desloga, e então complica, nessas horas, dedo rápido nas poções, no teleporte ou no esconderijo.

PvP

Bardos são um pouco restritos à PvP, o máximo que fazem é tocar Bragi para que outra pessoa mate, já Menestréis, apesar de não fazerem muita coisa, já podem matar, com sua skill Vulcão de Flechas, que causa muitos danos, no mais, é apenas isso, PvP, em minha opinião, é uma forma bem simples de se jogar, mas nem por isso perde a diversão.

MvP

Mais uma vez, Bardos não tem muito destaque, é ligar o Bragi e fim de papo, deixar que outra classe mate, Menestréis, já podem MvPar, mais uma vez com destaque para Vulcão de Flechas, com o Violino certo, se causa danos altos, porém, é difícil de competir MvP com classes como Criadores ou Monges/Mestres Asura.

WoE

Agora, na Guerra do Emperium é onde nós nos sentimos em casa, seja Bardo ou Menestrel, todos exercem um papel importante na Guerra, preste atenção nessas dicas para se aproveitar ao máximo:

Durante um Ataque:

No Ataque, temos diversas funções, até chegar na sala da Emp, esbanje de Piadas Infames e Vozes Dolorosas, caso haja mais clãs à caminho do Empreium, fique junto dos Bruxos e toque Bragi, caso seja Menestrel, desça Vulcões e mais Vulcões em seus competidores, deixe que outro bardo tome conta das músicas, mas, caso não haja outro Bardo em seu clã, é uma boa idéia que fique junto de seu clã.Ao chegar na sala Anti-Emp, é uma boa idéia tocar Maçãs de Idun e até mesmo Ode à Siegfried (dependendo do que se discute com seu clã). Ao chegar na sala do Emperium, o bicho pega, use e abuse de seu Bragi com os Bruxos, porém também use muitas Piadas e Vulcões, e, dependendo do quanto determinado esteja à gastar poções, corra direto para o Emperium com os breakers de seu clã, quando chegar à pedra, solte um belo Crepúsculo Sangrento, isso fará com que quebrem muito mais rápido, e nem precisa ficar com o Crepúsculo ligado, apenas ligue e desligue-o logo em seguida, pois o efeito continua até 20 depois da música ser desligada, caso isso não seja suficiente para o seu clã quebrar, permaneça com ele ligado.

Durante uma Defesa:

Na Defesa, as coisas ficam mais calmas, mas podem engrossar, fique junto com os Bruxos e toque Bragi, essa é sua função principal, CASO haja alguém que já esteja tocando Bragi, é uma boa ligar Dissonância e sair pela sala, pois quando alguém passa pela área de efeito, toma dano, isso incluiu Sin/SinX e Stalkers quando estão escondidos, já que é uma habilidade de dano em área, ou, ache uma parceira e toque Lamento de Loki no portal, porém é muito mais importante tocar Bragi para os Bruxos, tenha isso em mente. Caso alguém venha atacar, fique longe do clã inimigo e ataque com Vulcão de longe, ou fique tocando.

Notas Importantes

São apenas algumas coisas que são importantes, e que você sempre deve lembrar.

Quando você equipa um Instrumento:

Seu dano é baseado em Destreza e não em Força.

Você pode equipar um escudo.

Você não pode usar Rajada de Flechas, Chuva de Flechas e Disparo Violento, porém pode usar Flecha Melódica e Vulcão de Flechas.

Quando você está tocando uma música:

A área de Efeito é 7x7 células.

A área de Efeito ignora obstáculos e paredes.

Sua habilidade não afeta a você mesmo, porém afeta todos à sua volta.

Você só pode atacar com Flecha Melódica.

Sua velocidade de movimento é reduzida para 25%, com Lições de Música no nível 10, é reduzida em 50% apenas.

Você só pode usar Encerramento 5 segundos depois de iniciar a música, se não quiser esperar, faça o “switch” de armas.

O Efeito da Música continua ativo na pessoa mesmo após 20 segundos depois dela ter saído da área de efeito.

Seu SP não irá recuperar, do contrário, vai cair aos poucos.

Quando dois Bardos/Menestréis tocam a mesma música e a área de efeito se mistura, as músicas viram Dissonâncias em nível 1.

Quando se está fazendo dueto:

O Bardo e a Odalisca precisam estar no mesmo grupo, ambos terem a habilidade, estarem lado a lado e terem seus instrumentos equipados.

A área de efeito é 9x9 células.

A área de efeito ignora paredes e obstáculos.

A habilidade não afeta o jogador que ativou o dueto, mas o parceiro sim.

O nível do dueto será o resultado da soma do nível das duas habilidades pela metade, e sempre arredondado para baixo. Exemplo: Bardo com dueto nível 3 + Odalisca com dueto nível 5 = dueto nível 4.

Você não pode se mover ou atacar, mas pode usar Flecha Melódica.

Os dois podem parar o Dueto tanto pelo switch quando pela habilidade Encerramento.

O Efeito acaba assim que a pessoa sair da área de efeito, não é como nas músicas solo, que continua ativa mesmo depois de 20 segundos.

Quem começou o dueto paga o SP necessário para a ativação, porém a SP perdido a cada X espaço de tempo, os dois perdem.

Nada acontece quando Duetos se juntam.

Uma música/dueto irá parar se:

Você usar Encerramento ou fazer o switch de armas.

Se você receber UM ÚNICO dano que o faça perder mais de 25% de seu HP.

Se você for Congelado, Petrificado, Atordoado ou receber status Sono.

Se seu SP ou HP acabarem.

Se um Sábio/Professor te desconcentrar.

fonte: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/340071.aspx

quinta-feira, 12 de março de 2009

Guia geral de arruaceiros

1.Descrição de arruaceiros


O Arruaceiro

Tudo é justo no amor e na guerra. Arruaceiros parecem levar esse lema bem a sério. Ser imprevisível é uma das qualidades mais marcantes de sua personalidade. Os Arruaceiros conseguem causar danos absurdos sem levar, sequer um arranhão.

Gatunos levando suas habilidades de malandro para um nível mais alto. Essa é uma das melhores definições para os Arruaceiros, que têm orgulho em serem mestres na arte da intimidação. Como qualquer meliante, eles podem desmontar as armaduras de seu oponente num piscar de olhos e ainda causar grande dano. Com diversas novas habilidades, os Arruaceiros certamente são uma ótima opção de evolução para aqueles que querem se especializar nas artes obscuras do combate homem a homem. Fanáticos por PVP vão adorar esta classe.

Dicas para Grupo:

- Use Apunhalar sempre que possível.

- A Rajada de Flechas é um dos golpes mais importantes para os Arruaceiros. Tenha certeza de que ele vai salvar sua vida várias vezes.

- Apesar do Arruaceiro ser um personagem muito perigoso para seus inimigos, ele também tem um lado artístico. Você pode conferir suas habilidades de grafiteiro usando uma das habilidades mais legais do jogo, a "Grafite".

029Arruaceiro.jpg picture by Vili_Lug


2. Construção de personagens


Primeiramente você deve saber o que quer fazer com seu Arruaceiro. Abaixo segue as builds mais comuns:


2.1 Arruaceiros PvM (Player vs Monsters ou Jogador vs Monstros)

Existem pelo menos três builds para PvM:

Arruaceiro de Mãos Leves: um personagem que usa adagas e prioriza Agi/For/Des. Geralmente é usado para PVM, tendo variações/misturas com outros tipos de build. O importante nesse personagem é a velocidade de ataque para influenciar na habilidade "Mãos Leves".

Arruaceiro de Plágio: um personagem versátil, podendo usar tanto adagas como arcos. Usa a habilidade plágio geralmente em nível 5 para copiar habilidades como "Combo Triplo" e "Cura". Para mais informações sobre a Habilidade Plágio, suas regras e excessões, visite meu guia sobre plágio.

Arruaceiro de Pichar: a real face do Arruaceiro. Usa habilidades que não tem grande valia em up ou mesmo em GdE, tendo apenas efeitos visuais ou para o próprio arruaceiro. Se sua intensão é levar o nome "arruaceiro" a sério, essa é sua build! :D A habilidade mais interessante com certeza é a "Grafite", que permite que você "piche" no chão uma frase com uma quantidade de caracteres limitada por tempo também limitado.


2.2 Arruaceiro GdE (Guerra do Emperium)

Existem pelo menos duas builds para a Guerra do Emperium:

Arruaceiro Apunhalador: usuário da habilidade "Apunhalar", geralmente usa uma espada de uma mão para deferir o golpe. Causa um bom dano, principalmente em classes frágeis como Bruxos e Caçadores. O grande porém da habilidade é que ela tem que ser usada sempre nas costas do adversário, o que dificulta um pouco o uso. Mas você ainda pode ficar "dançando" para poder utilizá-la.
Nota do autor: A build Apunhalador pode ser mesclada com alguma build de PvM ou mesmo com a de Desequipar.

Arruaceiro de Desequipar: o famoso "divester". Geralmente é um arruaceiro que usa arco e tem como principal objetivo desequipar outros personagens durante o período de guerra ou ainda no PvP. É muito requisitado em grandes clã e podem fazer grande diferença na conquista de castelos. Com esse personagem é possível desequipar 4 equipamentos do adversário: Capacete/Elmo, Escudo, Armadura e Arma.

http://media.strategywiki.org/images/d/d4/Female_Rogue_(Ragnarok_Online).png


2.3 Sugestões para iniciantes

Quando começamos a jogar Ragnarok, geralmente "experimentamos" cada classe. Quando se escolhe o Arruaceiro (parabéns! ótima escolha! ^_^), geralmente é para "roubar" mais itens. Então, sugiro que siga uma build para PvM, como a de Mãos Leves.

Um bom planejamento com calculadoras de builds sempre é bem vindo. Posso usar minha principal build PvM como exemplo. Demorei TRÊS MESES para chegar a um resultado que fosse satisfatório. e ainda hoje eu a altero, sendo que recentemente consegui fechá-la no nível 98 e sem equipamento algum, deixando o personagem independente de qualquer status que seja proveniente de equipamentos.


2.3.1 Sugestões de Atributos para Builds "Comuns"

Novamente lembrando: Essas são sugestões para INICIANTES na classe Arruaceiro. Os valores aqui não devem ser tomados como padrão ou como verdade absoluta, é apenas uma base para que você consiga montar sua build por si só. Caso tenha dúvidas, procure por um forum especializado como o da Level UP! Games, do ROEmpire, ROCard ou Doddler.
Citarei apenas duas builds, uma para PvM com algumas sugestões e outra para GdE. Colocarei o CONCEITO de uma terceira build não muito comum nos servidores do bRO, mas que já vi em outros servidores, uma build de Arco com Plágio.

http://img.ragnarokonline.com/Library/Skill/rogue_plagiarism.gif

Arruaceiro de Mãos Leves:
É também chamado de "Ganker" (porque a habilidade "Mãos Leves" em inglês é "Gank"). Por ter como função principal furtar automaticamente o mais rápido possível, o dano que se aplica no monstro não deve ser extremo, mas sim mediano. O que permite que ele derrote o monstro rapidamente e ainda furte rapidamente é a Velocidade de Ataque (ASPD) e a quantidade de destreza que o personagem possui.

Valores de Atributos Aproximados (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 80~90
Agi: 100~110
Vit: 10~40 (varia com a "mistura" que vai fazer com outra build)
Int: 6
Des: 50~70
Sor: 1

Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1

Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 10
Afanar - Nível 4
Túnel de Fuga - Nível 2
Apunhalar - Nível 4
Ataque Surpresa - Nível 5
Rapto - Nível 5

Sobram 19 pontos que podem ser usados em:
- Plágio
- Perícia com Espada
- Fazer a build da Habilidade Grafiti


Arruaceiro de Desequipar:
É também chamado de "Divester" ou "Stripper" (porque as habilidades "Desequipar" em inglês são chamadas "Divest" no iRO e "Strip" no euRO). É um personagem complicado de treinar, mas que tem ótimo desempenho em PvP e GdE. Sua principal função NÃO É DERROTAR, mas sim desequipar outros jogadores e facilitar a vida dos bruxos e monges. Geralmente é um Arruaceiro de Arco, pois as habilidades "Desequipar" depende do atributo DESTREZA do usuário e do alvo para funcionar. Lembrando que ela tem uma chance MÍNIMA de 15% para a habilidade funcionar.

Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Arco (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 8~30
Agi: 70~80
Vit: 40~80
Int: 24~30
Des: 90~110
Sor: 1

Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Adaga (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 60~80
Agi: 60~80
Vit: 40~60
Int: 24~30
Des: 70~90
Sor: 1

Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1

Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 4
Afanar - Nível 2
Desequipar Capacete - Nível 5
Desequipar Escudo - Nível 5
Desequipar Armadura - Nível 5
Desequipar Arma - Nível 5

Sobram 21 pontos para distribuir entre as outras habilidades. Nesta build não posso sugerir onde colocar, pois não sei se o Arruaceiro será de arco ou de adaga. Siga a build conforme a arma que você está usando para treinar.

Arruaceiro Plágio de Arco:
Uma build que conheci através de um amigo e que só vi no bRO apenas 1 vez como ARRUACEIRO. Essa build é bem comum entre os Desordeiros, mas isso já é outro caso. A finalidade da habilidade é upar rapidamente utilizando várias habilidades plageadas. É UMA BUILD QUE DEVE SER MUITO BEM PLANEJADA, pois vai envolver altos custos enquanto gatuno (Com arcos carteados, por exemplo). Geralmente depende ou de um CHAPÉU DE PINTINHO (veja mais na parte de Equipamentos) ou de uma carta Sorrateiro. O nível 10 da habilidade "Ataque Duplo" dos Gatunos é extremamente necessária nessa build. Existem algumas builds possíveis, mas a que mais me chamou a atenção foi:

Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Plágio com Arco (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):

For: 8
Agi: 18
Vit: 7
Int: 102
Des: 110
Sor: 1

Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1

Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 4
Afanar - Nível 4
Túnel de Fuga - Nível 2
Apunhalar - Nível 4
Ataque Surpresa - Nível 5
Rapto - Nível 5
Plágio - Nível 10
Olhos de Águia - Nível 10

Sobram 5 pontos.

Com essa build acima pode-se treinar com várias habilidades copiadas, mas cada qual em um local expecífico. Os locais são limitados, mas uma das habilidades mais impressionantes é a "Armadilha Extenuante" dos Caçadores. Elas dão mais dano conforme a quantidade de monstros que passam simultaneamente por ela aumente. Não é uma coisa fácil de se fazer, ainda mais com as limitações da habilidade plágio, mas não deixa de ser uma opção.

3 Equipamentos e Cartas

Em Ragnarok Online, um dos maiores desafios é o de se equipar. Não com equipamentos simples, os vendidos em NPC, mas com sets de cartas que podem melhorar (e muito) o desempenho do personagem no jogo. Isso sem contar os Equipamentos Refinados além do limite de segurança (ou Over, como é mais comum serem chamados) e com slot extra (também chamado de slotado). Para conhecer mais sobre "Over", "Slotados" e Armas Elementais, sugiro pesquisar os guias no Fórum da Level UP! Games.

Abaixo citarei algumas das armas, equipamento e cartas essenciais para a sobrevivência do seu personagem em Rune Midgard.

Topo


3.1 Equipamentos

Os equipamentos são divididos em:

- Capacete (Topo)
- Capacete (Meio)
- Capacete (Baixo)
- Armadura
- Arma
- Escudo
- Manto
- Calçado
- Acessório 1
- Acessório 2

Cada um deles pode ser usado para melhorar a performance do seu personagem equipando itens muito valiosos.


3.1.1 Capacetes

O Capacete (ou Hat do inglês "Chapéu") é o único equipamento que, ao ser usado, altera o visual do seu personagem. Existe uma infinidade de capacetes que os arruaceiros podem usar, mas neste instante vou comentar os principais e mais comuns que podem ser equipados. Citarei os mais comuns e não levarei em consideração os sets.

Barrete[1]: +3 DEF, 1 Slot, Peso 30 - Equipa apenas no topo.
A versão sem slot é muito usada quando não se tem muitos equipamentos e/ou zeny. Ajuda bastante no início.

Chapéu Chinês: +1 AGI, +3 DEF, Peso 30 - Equipa apenas no topo.
É um chapéu comum, muito procurado no início do bRO, mas que foi sucateado e esquecido com a chegada dos ROPs. Ajuda no início da jornada, mas vai ser facilmente esquecido com o decorrer do tempo.

Bandana Pirata: +1 FOR, +3 DEF, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
O meu hat preferido. É mais um item que foi sucateado, mas que está em recuperação. Em atualizações futuras, será possível "slotar" o item com o sistema de slots implantado em Rachel.

Chifres Pontudos e Chifres Pontudos[1]: +6 DEF, Peso 100, Nível Mínimo de uso 50 - Equipa apenas no topo.
É um item muito interessante, pois tem uma defesa alta, equipa apenas no topo e ainda pode ser slotado pelo sistema de slots (as chances são baixas, cerca de 10% e o custo é alto).

Faixa de Caratê: +2 FOR, +1 DEF, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
É o preferido dos jogadores que gostam e/ou precisam de mais força no personagem.

Maçã de Guilherme Tell: +3 DES, Peso 20, Nível Mínimo de uso: 30 - Equipa apenas no topo.
É o preferido dos jogadores que gostam e/ou precisam de mais destresa no personagem. Possivelmente Arruaceiros de arco permanecerão com ele por um bom tempo.

Faixa Fantasma: +2 AGI, Adiciona resistência a ataques do Elemento Fantasma em 10%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
Outro hat sucateado com a chegada dos ROPs.

Asas de Anjo: +1AGI, +1SOR, +3MDEF, +2DEF, Diminui dano recebido de monstros do tipo Demônio em 3%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
Um hat muito procurado por ser item obrigatório para alguns outros hats como Elmo Angelical e Orelhas de Anjo. É muito difícil de encontrá-lo e certamente é um símbolo de status.

Asas de Demônio: +1FOR, +2MDEF, +3DEF, Diminui dano recebido de monstros do tipo Anjo em 3%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
A versão "sombria" das asas de anjo. Fica com um visual bem legal, mas não é tão caro pois não é usado para fazer outros hats a não ser as Asas Malígnas.

Elmo Angelical: +1AGI, +1SOR, +3MDEF, +5DEF, Peso 160, Nível Mínimo para uso 74. - Equipa no topo.
Um bom hat para se obter uma boa defesa.

Orelha de Anjo / Asas Malígnas: +1FOR, +1DEF, Peso 10, Nível Mínimo de uso 70 - Equipa apenas no centro.
Tem um ótimo visual e ajuda a fechar os atributos de força.

Máscara da ópera: +2 DEF, peso 20 - Equipa no centro/baixo
Sou suspeito pra falar dessa máscara, pois é minha preferida. Ajuda na defesa e o visual não é um dos piores.

Máscara do Senhor das Trevas[1]: +2FOR, +1DEF, 1Slot, Peso 200, Nível Mínimo de uso 50 - Equipa apenas no topo/centro. Disponível por ROPs
Um ótimo hat. É possível fazer um combo com as cartas cãibra e tarou (citarei seu efeito na seção de cartas).

Chapéu de Pintinho: +2 SOR, +50 HP, +50 SP, Diminui dano recebido de monstros do tipo Humanóide e Bruto em 3%, Não pode ser refinado, Permite o uso da Habilidade "Ataque Duplo" Nível 2. Quando se tem a Habilidade "Ataque Duplo" em nível 3 ou maior, ele será usado, Equipa apenas no topo, Disponível por ROPs.
A opção para Gatunos/Arruaceiros de arco que não podem/querem largar mão de ver os ataques duplos a distância. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny. Ajuda bastante no up com arco e certamente é uma ótima aquisição.
Nota do autor: Como está escrito na descrição desse hat, pode-se utilizar a habilidade "Ataque Duplo" em nível 10 para quem possui a habilidade maximizada. Em outras palavras: Ataque Duplo 10 com arco, espada, machado, maça... com qualquer arma equipável em Arruaceiros.

Hélices 2.0: +2 AGI, +1 DES, +10 Esquiva, Diminui o tempo de conjuração conforme o número de refinamentos - Equipa apenas no Topo, Disponível por ROPs.
Certamente é um dos melhores Hats que estão disponíveis via ROPs. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny. Seus atributos ajudam bastante no up inicial e pode ser usado praticamente até o nível 99.

Chapéu da Flor do Luar: +1 DES, +3 DEF, Peso 20 - Equipa no Topo/Centro. Enquanto estiver atacando tem a chance de usar a Habilidade "Aumentar Agilidade" no nível 1 no usuário.
Esse é um ótimo hat que estava disponível a algum tempo via Aquisição de Créditos. Com a chegada das Hélices 2.0 foi deixado meio que de lado, mas ainda é uma ótima opção por usar Agi Up constantemente. Quando a Esquiva já estiver satisfatória, pode ser utilizado para aumentar a velocidade de locomoção.


3.1.2 Armaduras

As armaduras são equipamentos que auxiliam na defesa e, principalmente, melhoram o rendimento do treino com algumas cartas expecíficas. Este equipamento não altera seu visual, mas pode ser decisivo nos períodos de GdE ou mesmo a receber menos dano daquele MVP Overpower (tradução: "Forte demais"). Citarei os mais comuns e não levarei em consideração os sets de equipamentos.

Gibão[1]: +1 DEF, Peso 10.
Quem disse que aquela carta Picky ou mesmo aquela carta Besouro Ladrão não tinha utilidade? Depois de ter uma esquiva satisfatória, você pode usar um Gibão[1] com essas cartas para ajudar a fechar os atributos do seu personagem.

Túnica[1]: +3 DEF, Peso 30.
Ótima escolha para quem tem um Super Aprendiz ou um Eterno Aprendiz e gosta de deixar os equipamentos viáveis para todos os personagens.

Traje de Gatuno e Traje de Gatuno[1]: +1 AGI, +6 DEF, Peso 10.
Simplesmente a escolha perfeita, porém um tanto quanto cara para iniciantes. O maior atrativo é o peso e, como foi feita para Gatunos e suas evoluções, logicamente tem +1 de Agilidade. Ótima pra quem gosta de carregar poções extras.

Indumentária Ninja e Indumentária Ninja[1]: +1 AGI, +7 DEF, +3MDEF, Peso 100.
Outra ótima armadura para Gatunos e Evoluções. Os grandes poréns: É mais pesada; Não pode ser comprado em NPCs; Só pode ser slotado pelo sistema implementado em Rachel. Costuma ser mais cara que o Traje de Gatuno, mas é uma opção melhor para aqueles que curtem a GdE. Também é boa para quem gasta bastante sp, pois faz combo com o Cinto de Shinobi (citarei efeito na parte de Acessórios)

Paletó[1]: +5 DEF, Peso 30.
Outra armadura muito versátil. Ótima escolha para quem vai dividir equipamentos com outros personagens e não tem Super Aprendiz ou Eterno Aprendiz. A vantagem é que pode ser facilmente vendido depois que você comprar o seu Traje de Gatuno ou a Indumentária Ninja.


3.1.3 Armas

Aqui está o segredo de todo Arruaceiro: saber que armas usar. O bom andamento de seu treino vai depender diretamente de suas armas. Com armas melhores, seu treinamento será mais fácil. Citarei aqui de forma detalhada todos os equipamentos possíveis e de grande utilidade tanto para arruaceiros de arco como os de adaga.

Como minha especialidade é Arruaceiro de Adaga, iniciarei por elas. Vale a pena lembrar que citarei os equipamentos mais usados, por isso caso não veja uma Adaga da Fortuna aqui, não é mera coincidência.

3 1.3.1 Adagas

Damascus[2] e Damascus Elemental: Arma nível 3, +118 ATQ, Peso - Nível Mínimo de uso 24.
Quando se trata de Adagas, a Damascus é a melhor no quesito ELEMENTAL (para saber mais sobre como fazer suas armas elementais, acesse o guia do Full Metal Alchemist no forum da Level Up! Games - Guia para Pure Forgers - por FMA. Por ser a adaga que pode ser forjada de ataque mais alto acaba se tornando a escolha óbvia. Já para carteados ela não é tão eficiente por possuir 2 slots.

Gladius[3]: Arma nível 3, +105 ATQ, Peso - Nível Mínimo de uso 24.
Uma ótima opção para quem necessita de uma adaga carteada. Ela pode ter um ataque inferior a da Damascus[2], mas só pelo fato de poder usar uma carta a mais, já dá larga vantagem quando se analisa o dano final que ela tem diante de sua concorrente.

Main Gauche[4]: Arma nível 1, +45 ATQ, Peso - Nivel Mínimo de uso 3
Quem disse que uma Main Gauche[4] não serviria para Arruaceiros? Essa adaga devidamente carteada é a melhor opção para infringir status negativos nos adversários. Nesse caso, SEMPRE USE CARTAS IGUAIS. Se quiser causar maldição, use 4 cartas Magnólia. Se quiser causar cegueira, use 4 cartas Familiar. NUNCA MISTURE CARTAS DE STATUS. O efeito demora mais a aparecer.

Rondel e Rondel [1]: Arma nível 4, +80/+70 ATQ respectivamente, Peso 60, Infringe maior dano quando a Defesa do oponente for elevada. Quanto maior a defesa, maior será o dano causado - Nível Mínimo de uso 36
Sem dúvidas é a mãe das adagas. Essa adaga possibilita o treino em locais antes frequentados apenas por Mercenários Criticos e Monges OI. Como a ASPD de um usuário de adagas geralmente é elevada, o dano por segundo em MAPAS ESPECÍFICOS é muito bom. Mas ela ainda não dispensa o uso de uma boa adaga carteada.

Adaga Sagrada: Arma nível 4, ATQ +120, Peso 80, elemento Sagrado - Nível Mínimo de uso 55 - Disponível por ROPs
Cansou de ter que voltar ao pvp e suplicar a um Sacerdote que mande um aspersio em você? Carta Druída Maligno está muito caro? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Tá, chega né? Bem, com essa adaga é possivel ir a locais onde só era possivel frequentar em conjunto com um sacerdote. Tudo bem que o seu dano não será tão alto quanto com uma Gladius[3] carteada com aspersio, mas ainda sim terá a vantagem de dano elemental sagrado.

Ginnungagap e Ginnungagap[1]: Arma nível 4, +120 ATQ, Peso 70, elemento Sombrio - Nível Mínimo de uso 70
Seu set de Damascus Elementais está completo? Então essa é mais uma aquisição. Ela é ótima contra monstros sagrados (principalmente em Geffenia, contra Anjo Fajuto) e tem o mesmo ataque que uma damascus. Aproveite, com essa adaga ainda é possível fazer a Missão (quest em inglês) do Selo de Mjolnir. Acesse a lista de missões clicando aqui

Faca de Combate: Arma nível 4, ATQ +80, Peso 40, Ignora defesa de monstros do tipo Homanoide; infringe +10% de dano em monstros humanoides, reduz em +10% danos de monstros Humanóides. Nivel Mínimo de uso 36
Sinceramente não sei até quanto essa adaga é melhor que uma Gladius [3] carteada. Talvez o fator de ignorar defesa de monstros humanoides seja um fator decisivo para o uso dessa adaga.

Bazerald: Arma nível 4, ATQ +70, Peso 50, +5 INT, +10 MATK, Nivel Mínimo de uso 36
Plagiadores com 99 de int, esta é sua adaga! Não é boa para ataques físicos, mas é ótima para quem quer treinar com magias ou vai usar plágio de habilidades que dependem muito de sp / dano mágico.


3.1.3.2 Arcos

Gakkung[2]: Arma nível 3, +100 ATQ, Peso, Nível Mínimo de uso 33
Ótima opção para quem vai ser arruaceiro de arco. Não há muito o que dizer, a não ser que permite um ótimo ataque.

Arbaleste[2]: Arma nível 3, +90 ATQ, +2 DES, Peso, Nível Mínimo de uso 33
Geralmente é a opção que recomendo para quem quer fechar a build com esses 2 pontos de Destreza e assim economizar alguns pontos para outro atributo. Quando fechada a Destreza, não fica devendo nada para um Gakkung[2].

Nota do autor: Quando se usa arcos, é importante saber que flechas usar. Três tipos de flechas são vendidas em NPC's: Prata, Fogo e Normal. Caso necessite de flechas de outros elementos, você será obrigado a recorrer a um Arqueiro/Caçador/Bardo/Odalisca que tenha a Habilidade "Fabricar Flechas".
Nota do autor 2: Para minimizar o peso das flechas, recomendo fazer Aljaves (são feitas em Payon, próximo ao Refinador de Equipamentos). Elas diminuem bastante o peso das flechas e permite que carregue muito mais, permitindo assim maior autonomia de treino.


3.1.3.3 Espadas

Sim! Alguns arruaceiros usam espadas! Elas são usadas por Apunhaladores e, em 95% dos casos, apenas na hora do Apunhalar, sendo trocada por uma Gladius[3] ou outra adaga específica no momento do "mano-a-mano". Mas que fique ciente: Caso vá usar uma espada para upar com ataques básicos (apenas clicando no monstro e administrando a esquiva/poção) seu ASPD vai cair pelo menos 2 pontos dependendo sua build.

Haedonggum[2] ou Elemental: Arma nível 3, +3 INT, +120 ATQ, Peso 90, Nível Mínimo de uso 27
É a "Damascus" da classe de espadas. A vantagem real é explicada abaixo, juntamente com a próxima espada.

Sabre[3]: Arma nível 3, +115 ATQ, Peso 100, Nível Mínimo de uso 27
Ao meu ver a única espada viável para treino com Arruaceiros. A grande vantagem das espadas é que em monstros médios tem 100% de dano e em grandes 75%. Caso queira aproveitar o Ataque Duplo, utilize um Chapéu de Pintinho.


31.4 Escudos

Um grande aliado para o Arruaceiro. Geralmente é utilizado para comportar uma carta de redução de dano (que, geralmente é racial) em 30%. Tudo bem que Arruaceiros tem esquiva alta, mas não é 100% garantida. Nesses casos, a diminuição do dano ajuda na sobrevivência do nosso intrépido personagem. Novamente não irei comentar os sets de equipamentos.

Vembrassa[1]: +3 DEF, Peso 30
Opção mais versátil, porém com defesa baixa. Ajuda quando se tem um outro personagem que não pode equipar uma Broquel[1].

Broquel[1]: +4 DEF, Peso 60
A opção ideal. Tem uma ótima defesa e serve para mais alguns personagens como Monge, Sacerdotes e classes corpo-a-corpo em geral.


3.1.5 Mantos

Aqui pode estar a solução para grandes problemas de treino inicial. Os mantos em Ragnarok Online são peças muito importantes pois são elas que comportam cartas importantíssimas e que influenciam diretamente o treino dos personagens, podendo facilitar e muito na decisão de ir para um local um pouco mais "perigoso" para seu personagem. Conseqüentemente seu personagem conseguirá evoluir mais rapidamente quando devidamente equipado.

Capuz [1]: +1 DEF, Peso 20
Opção mais versátil, assim como a Vembrassa para os escudos. Sempre é boa para cartas mais simples e sua DEFESA é baixa. Geralmente é usada para se conseguir um over +9.

Sobrepeliz[1]: +2 DEF, Peso 40
É mais utilizada que o Capuz[1]. Ainda não é a melhor opção em questão de DEFESA, mas é a melhor para revenda.

Manteau[1]: +4 DEF, Peso 60
Certamente a melhor opção quando se trata de DEFESA porém é mais cara e mais pesada que um Sobrepeliz[1]. Arruaceiros de arco podem sentir a diferença de peso.

Capa Velha: +10MDEF, +1 DEF, Peso 50
Quando se está em periodos de GdE, o maior dano que um personagem recebe certamente é Mágico. A Capa Velha auxilia na Defesa Mágica, permitindo que o seu personagem sobreviva por mais tempo debaixo de uma Nevasca, Ira de Thor ou Chuva de Meteoros. Esse item não é slotado, portanto cuidado, você vai perder um bônus importante de alguma carta.

3.1.6 Calçados

Os calçados são, assim como os mantos, um item diferencial no treino. Geralmente é possível conseguir pontos adicionais de AGILIDADE ou FORÇA, HP/SP e mais DEFESA, é claro.

Sandálias[1]: +1 DEF, Peso 20
Opção mais versátil, assim como a Vembrassa[1] para os escudos e o Capuz[1] para os mantos. Sempre é boa para cartas mais simples e sua DEFESA é baixa. Geralmente é usada para se conseguir um over +9.

Sapatos[1]: +2 DEF, Peso 40
Eles são como se fosse um Sobrepeliz[1] para os mantos. Não há muito o que comentar. Também é mais fácil de revender.

Botas[1]: +4 DEF, Peso 60
Novamente comparando a um manto, é como se fosse um Manteau. Vale lembrar que Arruaceiros de arco podem sentir a diferença do peso.

3.1.7 Acessórios

Mais do que Souvenirs, os acessórios são suportes para cartas importantes ou somarem atributos ao personagem, permitindo fechar builds e melhorando ainda mais o treino dos personagem. Excepcionalmente irei comentar sobre UM item que faz combo com uma armadura e que pode ser de grande valia para grande parte dos Arruaceiros.

Presilha[1]: +10 SP, Peso 5
Versatilidade é o nome desse acessório. Serve em qualquer personagem, mas qualquer MESMO. Pode ser revendido facilmente e é muito comum encontrá-lo em Prontera já com as cartas mais conhecidas. Certamente é um dos itens que vale a pena ter no inventário.

Rosa do Nilo[1]: +10 HP, Peso 10
Idêntica à Presilha[1], mas pode ser conseguida via missão (quest). Geralmente é um pouco mais barata que a Presilha[1] na hora de revender.

Cinto[1]: Peso 120, Nível Mínimo de uso 25
Uma versão pobre de acessório, pois pode é vendido em um NPC da Loja de Armas em Prontera. É mais pesado e tem restrição de nível.

Cinto de Shinobi: +1 FOR, +1 AGI, +1MDEF, Peso 30, Quando equipado juntamente com uma Indumentária Ninja ou Indumentária Ninja[1] +300 HP e habilidades consomem 20% a menos de SP, Nível Mínimo de uso 30.
Você gosta de usar a habilidade Afanar? Depende do Ataque Surpresa para derrotar mobs? Seu SP desce como um copo de refrigerante gelado num calor de 39º? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Nossa! não acredito que fiz isso de novo! Mal-Humor. Voltando ao que interessa: esse acessório não possui slot, mas ela já adiciona atributos. Muitos jogadores falam muito bem desse combo e se dão ao luxo de utilizar muito mais habilidades. Certamente é uma ótima aquisição para qualquer tipo de Arruaceiro, seja pelo HP extra, seja pelos Atributos extras ou mesmo pela economia de SP.

Anel: +2 FOR, Peso 10, Nível Mínimo de uso 20
Na falta de uma Presilha[1] ou uma Rosa do Nilo[1], o Anel cumpre bem a função de fechar o atributo FORÇA. Não é pesado, mas ainda tem uma pequena restrição de nível, nada que vá fazer muita diferença.

Anel[1]: +1 FOR, Peso 10, Nível Mínimo de uso 90
Esse Anel slotado é muito comum para conseguir fechar a build final. É muito complicado conseguir um, pois só é derrubado de monstros fortes como Inccubus, Succubus e alguns MVP. Pode ser encontrado em Prontera a altos preços. Vá reservando seu zeny, Sr. Arruaceiro de adagas, pois esse vai ser necessário.

Broche: +2 AGI, Peso 10, Nível Mínimo de uso 20
A versão de Agilidade do Anel. Como AGILIDADE não é um atributo que se fecha com valores redondos serve apenas para aumentar um pouco mais a Esquiva e tentar arredondar a ASPD.

Broche[1]: +1 AGI, Peso 10, Nível Mínimo de uso 90
O Broche slotado certamente é muito mais barato que o Anel, mas cumpre praticamente a mesma função. Com um bom planejamento é possível fugir do Anel[1] e utilizar esse acessório com uma carta que ajude a fechar outros atributos.

Luvas: +2 DES, Peso 10, Nível Mínimo de uso 20
Um ótimo acessório para os Arruaceiros de Arco. Ajuda no dano final e também na ASPD. Sem contar que é mais barato que uma Presilha[1] com a carta Rabo de Verme.

Luvas[1]: +1 DES, Peso 10, Nível Mínimo de uso 90
Certamente a escolha óbvia para Arruaceiros de Arco que queiram maximizar o dano. Juntamente com a Carta Zerom esse acessório é possivel conseguir danos muito mais elevados com arco.

Anel do Luar: +2 Esquiva, +3 Critico, +2MDEF, +3% ASPD, Peso 50, Nível Mínimo de uso 55 - Disponível por ROPs
Arruaceiros "AGI Freak" (Tradução: Loucos por Agilidade), prazer, eu sou o seu acessório. Balanceando corretamente os atributos AGILIDADE e DESTREZA é possível conseguir mais pontos de ASPD, o que podem fazer uma grande diferença no dano final. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny.

Fonte: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/p/224418/2059921.aspx